Milhares prestigiam inauguração de escola

Alegria e emoção marcaram evento festivo, que ainda teve o tradicional desfile cívico


As lágrimas que escorriam imponentes pelo rosto da professora aposentada Clarice Heisler, 60 anos, simbolizavam o quanto o sábado de manhã, dia 20 de setembro, era especial na sua vida. Enquanto acompanhava, atenta, a homenagem ao marido Sereno Afonso Heisler (em memória), que dá nome à Escola Municipal de Ensino Fundamental e Turno Integral inaugurada pelo Executivo no fim de semana, as lembranças voltavam à sua memória com intensidade semelhante a da sua relação com o ex-professor Sereno.


O pequeno lenço que volta e meia transitava em suas mãos, trêmulas de emoção, se tornaria um companheiro irrestrito naquela inesquecível data. Sobretudo quando o filho Juliano começara a ler uma homenagem que a fez recordar momentos profissionais e pessoais do marido, que se dedicou à educação por mais de 40 anos, grande parte deles atuando no antigo colégio estadual, agora transformado na Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler.


Clarice e seus familiares estiveram entre as milhares de pessoas que acompanharam a inauguração do colégio. A solenidade começou logo após o desfile cívico em alusão à Semana Farroupilha, com a presença de autoridades, ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários e pessoas que tiveram relação próxima com a escola na época em que ela ainda funcionava em âmbito estadual.


O investimento municipal na estrutura chega a R$ 1,2 milhão, contando a compra do imóvel, que pertencia à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), e a reforma do prédio. Além de desafogar a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo, o imóvel garantirá atendimento no turno inverso ao escolar, evitando que os jovens fiquem ociosos e possibilitando atividades sadias enquanto os pais trabalham.


Emocionado, o prefeito Fabiano Immich mencionou que o colégio representa um marco na educação de Santa Clara do Sul. Ainda se referiu à atuação do ex-prefeito Paulo Kohlrausch, que iniciou a negociação com a CNEC para comprar o imóvel, e ao empenho dos secretários municipais para viabilizar a obra. “Sabemos que a educação e o aprendizado mudam a vida das pessoas”.


Num primeiro momento, ainda em outubro deste ano, a escola receberá alunos de quatro a seis anos que estudam na Emei ou que são atendidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes. E a partir do próximo ano, a previsão é começar a atender no Ensino Fundamental de forma gradativa. São cerca de 1,2 mil metros quadrados de área e uma estrutura física que conta com 17 salas de aula.


O secretário da Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, enalteceu o engajamento dos funcionários públicos e das equipes de obras para que a reforma da instituição de ensino fosse concretizada. Também salientou a importância dessa obra para o desenvolvimento do cidadão e do município, frisando que o ensino é uma das prioridades de governo. “Como dizia Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda", finalizou.


O município tomou posse do imóvel em setembro de 2012, após longo período de negociação com a CNEC. O espaço fica no centro da cidade e estava abandonado desde 2006, quando o colégio estadual passou a atender em nova estrutura, localizada na Rua Coronel José Diehl.



Biografia de Sereno Afonso Heisler


Nascido em 7 de abril de 1944, quando Santa Clara do Sul ainda era distrito de Lajeado, Heisler foi diplomado regente do Ensino Primário pela Escola Normal Rural Estrela da Manhã em 1966, dando início à sua vocação: ser professor.


Em 1976, casou-se com Clarice Fröhlich, também professora. Dois anos mais tarde, concluiu a habilitação em Matemática na Universidade de Passo Fundo e, em 1979, se formou em Ciências com Habilitação em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Cruz do Sul, disciplina na qual veio a atuar e que lhe garantiu uma carreira de sucesso.


Teve três filhos: Caroline, Daniel Afonso e Juliano André.


O professor Sereno Afonso Heisler ainda cursou especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, formando-se em 4 de fevereiro de 1988. Sempre foi ativo e participativo nas decisões e demandas locais, sendo membro da comissão emancipacionista.


Na primeira eleição de Santa Clara do Sul, em 1992, foi o vereador mais votado, com 192 votos. Também foi o primeiro presidente do Legislativo e relator da primeira Lei Orgânica do município. Além disso, atuou ativamente nas diretorias da Comunidade Católica e do Clube Centro de Reservistas.


Heisler dedicou-se à educação durante mais de quatro décadas. Sua atuação foi reconhecida com os prêmios de professor destaque nos anos de 2001 a 2004. Morreu em 17 de agosto de 2010, aos 66 anos, no Hospital Bruno Born, em Lajeado, vítima de um infarto.



Fotos Rafael Simonis



Emocionado, prefeito Fabiano Immich mencionou que o colégio representa um marco na educação do município

Solenidade teve a presença de autoridades e familiares do falecido professor Sereno Afonso Heisler

Clarice se comoveu com a mensagem lida pelo filho Juliano e com a homenagem prestada pela administração municipal

Comunidade pôde visitar a estrutura da escola, que foi totalmente reformada num investimento municipal de R$ 1,2 milhão

Milhares de pessoas acompanharam tanto o desfile cívico quanto a inauguração do colégio municipal




23 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon