Meta é imunizar quase 1,5 mil pessoas

O “Dia D” de vacinação está programado para este sábado, das 8h às 17h, no posto de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde começou nessa quarta-feira, dia 23, a campanha de vacinação contra o vírus influenza para idosos acima de 60 anos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas. Entre as novidades deste ano está a ampliação da faixa etária para o público infantil, com a imunização de crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.

De acordo com a secretária Iara Kohlrausch, a meta é vacinar em torno de 1.492 pessoas no município durante a mobilização, que segue até 9 de maio. O “Dia D” está programado para este sábado, dia 26, quando a Unidade Básica de Saúde atenderá das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia. No mais, a imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min.Num primeiro momento, o município recebeu mil doses da vacina. A expectativa é aumentar o número de aplicações em 33% em relação à campanha de 2013, quando 1.118 pessoas foram imunizadas. A vacinação também será fornecida para trabalhadores da saúde, pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema prisional.A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1; H3N2 e influenza B), reduzindo as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. “Todo investimento em prevenção retorna à sociedade com a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a secretária.Todos os grupos de idosos e pessoas acamadas do município serão visitados pela equipe da secretaria. Também será instalada uma tenda da saúde durante a Rústica Cidade das Flores, que ocorre em 3 de maio, quando o público-alvo da campanha poderá ser vacinado. Na área de cobertura da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, a perspectiva é imunizar 91.336 pessoas.

Foto Rafael Simonis

Campanha começou nessa quarta-feira, dia 23, e se estende até 9 de maio no município