Mais de 60 estudantes da rede municipal de ensino disputaram modalidades olímpicas

Considerando o cenário esportivo no Brasil, que sediou a Copa do Mundo de Futebol neste ano e receberá as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, cidades de todo o país têm se mobilizado para incentivar os alunos a praticarem modalidades olímpicas por meio do programa Atleta na Escola. Em Santa Clara do Sul, os colégios municipais Frei Henrique de Coimbra e Willibaldo Both integram o projeto, envolvendo mais de 60 atletas.

Podem participar alunos de 12 a 17 anos, independentemente da série que cursam. Cada escola que aderir à iniciativa recebe uma verba fixa de R$ 1 mil e mais R$ 3 por estudante inscrito. Os três melhores atletas de cada modalidade se classificam para disputar a etapa municipal.

Na Escola Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz, as provas foram realizadas na sexta-feira, dia 22, no campo do EC Cruzeiro. A modalidade escolhida foi o atletismo, nas categorias infantil e juvenil (naipes feminino e masculino). Houve a disputa de arremesso de peso, salto em distância, corrida de velocidade (75 metros e 100 metros) e corrida de resistência (1.000 metros e 3.000 metros).

Para tanto, o educandário investiu em equipamentos esportivos, como blocos de partida para corridas de velocidade, bastões de revezamento, dardo, disco, estrutura para o salto em altura, cronômetro, mesa de ping-pong, mesa de fla-flu, mesa de futebol de botão, kit de frescobol, jogo de taco, bola e coletes. O recurso, proveniente dos programas Mais Educação e Atleta na Escola, passou dos R$ 7 mil.

Segundo a professora de Educação Física, Cátia Kolling, as equipes docente e diretiva do colégio valorizam a realização de atividades esportivas, fazendo com que os alunos conheçam e pratiquem as mais diferentes modalidades de maneira saudável e social.

Na Escola Willibaldo Both, de Alto Arroio Alegre, a disputa ocorreu dia 12 de junho. As provas foram de arremesso de peso (3, 4 e 5 quilos), corrida de resistência (1.000 metros e 3.000 metros), corrida de velocidade (75 metros e 100 metros) e salto em distância, todas nos naipes masculino e feminino. O valor recebido é de R$ 1.078,00, o qual deverá ser investido em materiais esportivos diversos, em especial de atletismo.

Saiba mais

O Atleta na Escola foi lançado em maio de 2013 e teve a adesão, no ano passado, das secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal, de 4.554 municípios e de 22,9 mil instituições de ensino. O MEC estima que dois milhões de estudantes da educação básica participaram da fase escolar.

O programa tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

Fotos Rafael Simonis

Corrida de resistência foi uma das modalidades praticadas em Nova Santa Cruz, na semana passada

Alunos são incentivados a praticar modalidades olímpicas e a aguçar suas habilidades esportivas

Avenida Emancipação, n° 615, Centro