Mais de 200 eletrônicos recebem destino correto

O Departamento Municipal de Meio Ambiente promoveu mais uma oportunidade para a população dar o destino adequado aos resíduos eletroeletrônicos, incentivando a responsabilidade ambiental.

A campanha, que é realizada no município desde 2012, ocorreu de 26 de novembro a 7 de dezembro de 2018. Onze pontos de coleta estiveram distribuídos no município. Entre os materiais mais coletados estiveram televisores, aparelhos de telefone, rádios, celulares e eletrodomésticos. No total, 222 eletroeletrônicos foram recolhidos.

Também foram recebidos muitos cartuchos e toners de impressoras, além de pilhas e lâmpadas. Solicita-se a colaboração da população para que esses materiais não sejam levados para a campanha. No caso das pilhas, há um ponto de coleta fixo no Supermercado STR. Já as lâmpadas, cartuchos e toners de impressora devem ser devolvidos aos pontos de venda, conforme determina a Lei Federal n° 12.305/2010.

O descarte adequado desses materiais possibilita a reutilização dos mesmos, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, evitando a contaminação dos solos, águas, plantas, animais e humanos.

Materiais coletados

Notebook, 3, placa mãe PC, 2; televisor, 25; monitor PC, 8; rádio, 14; telefone, 18; liquidificador, 7; aparelhos de DVD, 7; raquete elétrica, 1; teclado PC, 4; secador de cabelo, 1; micro-ondas, 1; aparelho de choque, 1; carregador de celular, 7; fone de ouvido, 1; ventilador, 7; roteador, 2; central de alarme, 5; CPU, 7; centrífuga, 2; lanterna, 1; sugar, 1; jarra elétrica, 6; central de comando, 1; calculadora, 2; controle, 2; videocassete, 3; celular, 13; toca disco, 1; mouse PC, 2; receptor, 7; alto-falante, 7; reator, 4; toner impressora, 27; pipoqueira, 1; cafeteira, 4; panificadora, 3; ferro elétrico, 1; torradeira, 5; antena TV, 1; caixa de som PC, 1; timer, 1; chuveiro elétrico, 1; forno elétrico, 1; espremedor de frutas, 1; central de rede, 1 e lava-jato, 1.

O descarte adequado contribui para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável