Mais de 150 eletroeletrônicos recebem destino correto em campanha ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico promoveu mais uma oportunidade para a população dar o destino adequado aos resíduos eletroeletrônicos, incentivando a responsabilidade ambiental e a mudança de hábitos.

A campanha, que neste ano chegou à nona edição, ocorreu de 2 a 12 de maio. Onze pontos de coleta estiveram distribuídos no município. Entre os materiais mais coletados estiveram peças de computadores e aparelhos de celular, totalizando 151 eletroeletrônicos.

O descarte incorreto desses aparelhos causa a contaminação dos solos e das águas, afetando as plantas, animais e a própria população humana por meio de metais pesados presentes em sua composição.

De acordo com a bióloga Dalila Welter, o destino adequado possibilita a reutilização dos materiais, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Material coletado

CPU’s, 20; Placas de rede, 15; Monitor PC, 15; Celular, 13; Toner, 9; Fonte, 8; Televisão, 7; Estabilizador, 6; Luz de emergência, 6; Controle, 5; Caixa de som, 5; Mouse, 5; HD, 4; Receptor parabólica, 3; Aparelho de telefone, 3; Ventilador, 3; Relógio, 2; DVD, 2; Jarra Elétrica, 2; Impressora, 2; Roteador, 2; Calculadora, 2; Disjuntor, 2; Teclado, 2; Rádio, 1; Carregador, 1; Nobreak, 1; Projetor imagem, 1; Rádio toca disco, 1; Videocassete, 1; Lanterna, 1 e Secadora de roupa, 1.

Foto Divulgação

Além de dar o destino adequado aos resíduos eletroeletrônicos, campanha incentivou a responsabilidade ambiental