Mais de 140 eletrônicos recebem destino correto

O Departamento Municipal de Meio Ambiente promoveu mais uma oportunidade para a população dar o destino adequado aos resíduos eletroeletrônicos, incentivando a responsabilidade ambiental e a mudança de hábitos. A campanha, que é realizada no município desde 2012, ocorreu entre os dias 20 a 31 de maio.

Entre os materiais coletados estiveram televisores, refletores, celulares, carregadores, entre outros eletrodomésticos, totalizando 144 aparelhos eletroeletrônicos. O material foi destinado à empresa Moraes & Maia Coleta de Eletrônicos, de Lajeado.

Durante a campanha foram recebidos muitos cartuchos e toners de impressoras, além de pilhas e lâmpadas, materiais que devem ser descartados nos seus pontos específicos. Para as pilhas há um ponto de coleta fixo no Supermercado STR. Já as lâmpadas, cartuchos e toners de impressora devem ser devolvidos aos pontos de comercialização e fornecedores, conforme determina a Lei Federal n° 12.305/2010.

O descarte adequado desses materiais possibilita a sua reutilização, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, evitando a contaminação dos solos e das águas, plantas, animais e humanos, através dos metais pesados presentes em sua composição.