Mais de 100 eletroeletrônicos recebem destino correto em campanha ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico promoveu mais uma oportunidade para a população dar o destino adequado aos resíduos eletroeletrônicos, incentivando a responsabilidade ambiental e a mudança de hábitos. A campanha, que neste ano chegou à quinta edição, ocorreu de 20 a 30 de abril. Doze pontos de coleta estiveram distribuídos no município, sendo quatro no centro e oito no interior.

Nessa edição, os organizadores observaram uma diminuição no número de resíduos recolhidos, sobretudo na área urbana. No total, 106 aparelhos foram coletados, entre os quais 20 toners e nove monitores de computador. Também foram recolhidos aparelhos de celular, rádios, televisores e dezenas de outros eletroeletrônicos. Uma redução de 43,9% em comparação à campanha anterior, realizada em novembro de 2014, quando 189 equipamentos foram coletados.

Segundo a bióloga Dalila Welter, o descarte incorreto desses materiais se torna um grave problema à natureza e à saúde da população. “Esses aparelhos têm metais pesados em sua composição, como chumbo, cádmio e mercúrio. Fazendo o descarte no lixo comum, terrenos baldios, matas e arroios, essas substâncias penetram no solo e na água, contaminando plantas, animais e pessoas por meio do consumo desses recursos”.

Dalila menciona que o principal desafio é implantar a logística reversa dos resíduos sólidos e buscar cadeias produtivas mais sustentáveis. Conforme ela, o avanço tecnológico acelerado leva ao aumento do consumismo e rápido descarte desses produtos, ampliando a produção dos resíduos eletroeletrônicos. A campanha ocorreu em parceria com a empresa licenciada Moraes & Maia, de Lajeado, à qual foram destinados os resíduos coletados.

Campanha Abril de 2015

Interfone 1

Total 106

Foto Divulgação