Leitura da água passa a ser digital

Os usuários do serviço de abastecimento de água do município recebem as contas por meio de um novo sistema a partir desta semana. Trata-se de um formato digital que permite a leitura de maneira rápida e a impressão dos dados na frente do consumidor, que terá a possibilidade de conferir as informações relacionadas ao consumo. O investimento se aproxima dos R$ 20 mil.


Pelo modelo antigo, cada unidade consumidora recebia, primeiramente, a visita do leiturista, que levantava os dados de maneira manual e os entregava ao setor de Tributação. E apenas depois de impressa, a conta era disponibilizada aos usuários.


De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Indústria, Comércio e Turismo, Ana Paula Mallmann, além da redução do tempo e da economia para realizar esse serviço, o Executivo oportuniza maior transparência na relação com a comunidade. “O proprietário ou responsável pelo imóvel receberá a conta em casa logo nos primeiros dias do mês e poderá efetuar o pagamento em todas as agências e correspondentes bancários do município”, ressalta.


Ana Paula salienta que o sistema digital também ajuda a diminuir a perda de água por vazamentos na rede de abastecimento da cidade, considerando que os usuários terão um contato maior com os dados da conta. Também serão informados sobre a qualidade da água. Hoje, em torno de 1,6 mil pontos de água estão cadastrados na prefeitura.



Consumidores devem quitar seus débitos


A administração municipal reforça que os inadimplentes de taxas de água devem quitar seus débitos até o fim deste mês. Caso a dívida complete 90 dias, o fornecimento será interrompido, sendo que o consumidor terá de arcar com as taxas correspondentes ao reestabelecimento do sistema. Outra orientação é de que os usuários com problemas nos seus hidrômetros viabilizem a troca dos equipamentos ainda dentro deste mês, sob pena do serviço de água ser suspenso conforme rege a lei municipal.




4 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon