Leitura da água passa a ser digital

Os usuários do serviço de abastecimento de água do município recebem as contas por meio de um novo sistema a partir desta semana. Trata-se de um formato digital que permite a leitura de maneira rápida e a impressão dos dados na frente do consumidor, que terá a possibilidade de conferir as informações relacionadas ao consumo. O investimento se aproxima dos R$ 20 mil.

Pelo modelo antigo, cada unidade consumidora recebia, primeiramente, a visita do leiturista, que levantava os dados de maneira manual e os entregava ao setor de Tributação. E apenas depois de impressa, a conta era disponibilizada aos usuários.

De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Indústria, Comércio e Turismo, Ana Paula Mallmann, além da redução do tempo e da economia para realizar esse serviço, o Executivo oportuniza maior transparência na relação com a comunidade. “O proprietário ou responsável pelo imóvel receberá a conta em casa logo nos primeiros dias do mês e poderá efetuar o pagamento em todas as agências e correspondentes bancários do município”, ressalta.

Ana Paula salienta que o sistema digital também ajuda a diminuir a perda de água por vazamentos na rede de abastecimento da cidade, considerando que os usuários terão um contato maior com os dados da conta. Também serão informados sobre a qualidade da água. Hoje, em torno de 1,6 mil pontos de água estão cadastrados na prefeitura.

Consumidores devem quitar seus débitos

A administração municipal reforça que os inadimplentes de taxas de água devem quitar seus débitos até o fim deste mês. Caso a dívida complete 90 dias, o fornecimento será interrompido, sendo que o consumidor terá de arcar com as taxas correspondentes ao reestabelecimento do sistema. Outra orientação é de que os usuários com problemas nos seus hidrômetros viabilizem a troca dos equipamentos ainda dentro deste mês, sob pena do serviço de água ser suspenso conforme rege a lei municipal.

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS