Justiça Eleitoral começa o processo de recadastramento biométrico no município

Os eleitores podem efetuar o recadastramento biométrico em Santa Clara do Sul desde essa quarta-feira, dia 15. O atendimento é feito no Centro Cultural, que fica ao lado da Biblioteca Pública, no centro da cidade. Num primeiro momento, a Justiça Eleitoral prioriza idosos e pessoas com necessidades especiais.

É preciso que os interessados agendem horário por meio do telefone 3782-2250. O atendimento ocorre das 11h às 12h e das 12h30min às 17h, até o dia 7 de agosto. Em Santa Clara do Sul, em torno de 4,9 mil pessoas devem fazer a atualização.

Um ato oficial realizado nessa quarta-feira, com a presença do juiz eleitoral Luís Antônio de Abreu Johnson, do prefeito Fabiano Immich, do vice Inácio Herrmann e do secretário de Administração, Eduardo Johann, marcou o início do processo no município. O primeiro a realizar o procedimento no Centro Cultural foi o morador de Sampainho, Airton Barkert, 49 anos. Segundo ele, a iniciativa facilita a vida das pessoas, que assim não necessitam se deslocar a Lajeado.

O recadastramento é obrigatório e visa registrar as impressões digitais e a face de cada eleitor, além de revisar o eleitorado local. O cidadão que deixar de realizar o procedimento terá o título de eleitor suspenso, o que trará vários prejuízos, como o de não poder concorrer e receber vencimentos de cargo público nem participar de concorrência pública.

Empréstimo, passaporte, CPF, quitação do serviço militar e imposto de renda também serão negados.

As pessoas devem apresentar documento com foto, título de eleitor e comprovante de residência que tenha vínculo familiar, afetivo, patrimonial ou profissional com o município. O recadastramento também é feito no Cartório em Lajeado, situado na Rua Santos Filho, nº 394, próximo ao Genes Shopping, até 26 de agosto.

Fotos Rafael Simonis

Airton Barkert foi o primeiro a realizar o procedimento no Centro Cultural

Juiz eleitoral Luís Antônio de Abreu Johnson (2º da esquerda para a direita) acompanhou o primeiro dia de recadastramento em Santa Clara do Sul