IPTU tem 6% de desconto até esta quinta-feira, dia 15 de março

Os contribuintes que pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Alvará de Localização de forma antecipada recebem incentivos do município. Para quem quitar seus impostos até esta quinta-feira, dia 15 de março, será concedido o desconto de 6%. Existe, ainda, a alternativa de pagar as taxas de forma integral até 15 de abril, neste caso com 3% de abatimento.

O prazo final para o pagamento do IPTU e do Alvará de Localização em parcela única é dia 15 de maio, porém sem desconto. A partir do dia 16 de maio, quem não tiver quitado o IPTU em cota única poderá pagá-lo de maneira parcelada. Neste caso, o contribuinte deve procurar o Setor de Tributação da prefeitura para realizar a negociação. Já o Alvará de Localização não tem a possibilidade de parcelamento.

A exemplo de anos anteriores, os carnês foram entregues pelos Correios ao endereço de correspondência do proprietário do imóvel registrado na prefeitura. Por isso, é essencial que a situação cadastral esteja atualizada para que o documento tenha o destino correto. O Executivo também informa que os contribuintes com dívidas de anos anteriores devem negociar a quitação para evitar a cobrança judicial.

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, os recursos provenientes do IPTU e dos Alvarás ajudam o município a se desenvolver, garantindo investimentos em saúde, educação, infraestrutura e outras áreas.

Emissão pela internet

Também é possível emitir as guias de IPTU e Alvará de Localização por meio do site da prefeitura, no link “Portal do Cidadão”, informando o número de inscrição do imóvel. No caso do Alvará Sanitário, por sua vez, o contribuinte precisa informar tanto o número de inscrição quanto o CNPJ, sendo que o vencimento está programado para o dia 29 de março.

Foto Amvat/Amturvales – ImagemAéreaRS

Pagamento do IPTU e demais tributos ajuda o município a se desenvolver