top of page

Iniciam os festejos de cem anos da Igreja Matriz

Data histórica para a comunidade santa-clarense, o centenário da Igreja Matriz São Francisco Xavier começou a ser comemorado no sábado à noite, dia 12, durante missa que teve a presença do bispo Dom Canísio Klaus e ato solene com um breve relato histórico sobre o templo, um dos mais antigos da região.


Centenas de fiéis acompanharam a celebração ministrada pelos padres Zeno Graef e Miguel Ody. Na oportunidade, o bispo crismou nove adultos e renovou o compromisso dos ministros da paróquia. Ainda aproveitou o momento para enaltecer a importância da estrutura à população e o trabalho voluntário realizado por moradores que possibilitou a construção do prédio.


Presidente da paróquia, Charles Thomas fez uma breve apresentação da história da igreja. Lembrou que a edificação foi iniciada em 1913 e concluída em 1º de outubro de 1916, em meio a período de turbulências políticas e sociais, como a 1ª Guerra Mundial.


Thomas recordou que a construção de uma estrutura com um espaço mais amplo e confortável para acolher os fiéis havia se tornado uma necessidade na época. Tanto a primeira capela-escola construída entre 1880 e 1881, quanto a segunda capela inaugurada em 1899 estavam pequenas para receber o público. Também aproveitou para citar as melhorias recentes feitas no prédio, como a pintura externa e interna, troca do telhado e das calhas, instalação de um novo sistema de som, pintura das imagens de Santa Clara e São Francisco Xavier na parte frontal, reforma das escadarias e ajardinamento.


O prefeito Fabiano Immich parabenizou os moradores que se dedicaram para viabilizar a construção da igreja. Também ressaltou o trabalho realizado pelos membros da diretoria da Paróquia São Francisco Xavier e por todos que participam de maneira ativa das atividades religiosas do município. “Ainda quero agradecer ao bispo pela doação da área de terras em Nova Santa Cruz que possibilitou a construção da quadra esportiva coberta naquela localidade”.


Por fim, foi descerrado um banner em homenagem aos cem anos da igreja e houve show de fogos de artifício para marcar a abertura oficial dos festejos alusivos à data histórica: 1º de outubro de 1916.


Saiba mais sobre a Igreja São Francisco Xavier


- Obra iniciada em abril de 1913;


- Inauguração foi em 1º de outubro de 1916;


- 115 moradores trabalharam de forma voluntária;


- 2 construtores da Alemanha ajudaram na obra;


- Área total de 759 metros quadrados.


Fotos Rafael Simonis



Momento em que o banner comemorativo foi descerrado pelo bispo Dom Canísio Klaus e pelos padres Zeno Graef e Miguel Ody

Missa marcou o início dos festejos alusivos aos cem anos de história da Igreja Matriz

Ao fim da celebração, fiéis ovacionaram o começo da programação que lembra o centenário do prédio

O prefeito Fabiano Immich enalteceu o trabalho realizado por voluntários em prol da Igreja Matriz


Encerrada a missa, o público se concentrou em frente à igreja para assistir a um show de fogos

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page