Iniciam as obras de construção do parque multiesportivo e do asfaltamento no interior

Duas obras de impacto direto na vida dos seis mil habitantes de Santa Clara do Sul começaram nessa segunda-feira, dia 5. Com um investimento que ultrapassa a cifra de R$ 2,2 milhões, a construção do parque multiesportivo e o asfaltamento de estradas no interior representam um marco histórico nos 23 anos de emancipação político-administrativa, garantindo qualidade de vida tanto aos moradores do centro como do interior.

O parque multiesportivo é edificado na área urbana da cidade, às margens da Rua Alberto Schabbach, asfaltada pela administração municipal no ano passado. Nesta semana, a empresa Conzatti Engenharia, de Encantado, vencedora da licitação, começou a preparar a área de 11.005,24 metros quadrados para a futura instalação da estrutura.

De acordo com o projeto arquitetônico, haverá pistas de caminhada e de skate, ciclovia, quadras de basquete e vôlei de areia, campo de futebol sete, arquibancada e playground. Ao município coube a realização da drenagem, além da futura instalação da iluminação e construção dos banheiros.

O custo total da obra é de R$ 467.682,64, dos quais R$ 390 mil são uma emenda do ex-deputado federal Eliseu Padilha e o restante, uma contrapartida da administração municipal.

Recentemente, o governo federal depositou metade do valor da emenda, viabilizando o começo dos serviços. A previsão é de que o parque seja concluído até fevereiro de 2016.

Segundo o prefeito Fabiano Immich, qualquer investimento nas pessoas sempre será importante, porque visa a oferecer qualidade de vida. “É preciso garantir opções de lazer, sobretudo aos jovens, para evitar que tomem o caminho errado da vida”.

Pavimentações no interior

Nessa semana também iniciou a obra de asfaltamento no interior. O primeiro trajeto a ser contemplado é o de Picada Santa Clara. Segunda-feira, a equipe técnica da PAP Urbanizadora, de Lajeado, vencedora da licitação, esteve no local para realizar o levantamento topográfico e a demarcação da área a ser pavimentada. A partir de agora, máquinas da prefeitura começam a atuar na construção da base e drenagem pluvial.

O custo para executar as pavimentações, orçado pelo Setor de Engenharia do município, passa dos R$ 3 milhões. Porém, como parte da obra será feita com o uso de equipamentos próprios, o valor reduz para cerca de R$ 1,8 milhão. A empresa contratada fica responsável pelo acompanhamento técnico da construção da base, colocação da camada asfáltica e sinalização viária. Em contrapartida, cabe aos moradores a compra do material para a canalização de seus acessos.

Além do trecho de Picada Santa Clara, onde serão asfaltados 1,7 mil metros de estrada no total, desde o Monumento dos Maragatos até a residência de Edolar Luft, o município pavimentará 2,8 mil metros em Nova Santa Cruz, entre o Monumento do Arado e o acesso à estrada que vai em direção à Picada Santa Clara. No orçamento de 2015 estão reservados R$ 1 milhão para a construção dos asfaltos.

Immich salienta que a obra visa, em especial, diminuir as despesas de manutenção das vias, tendo em vista que os trajetos contemplados com pavimentação demandam de melhorias frequentes devido ao intenso fluxo de veículos, e oferecer mais qualidade de vida aos moradores. “As estradas a serem beneficiadas servem de ligação a municípios vizinhos e de escoamento da produção agrícola e industrial”, ressalta o prefeito.

Ademar Jair Meirelles, 57 anos, é um dos beneficiados com asfaltamento no interior.

Residente em Picada Santa Clara há nove anos, ele enaltece o esforço do Executivo em realizar a obra. “Com certeza, a pavimentação vai melhorar muito a nossa vida. Assim, não iremos mais sofrer com poeira e barro. O prefeito prometeu o asfalto para nós e agora está cumprindo”, comemora Meirelles, que testemunha diariamente o grande movimento de veículos no trecho.

Fotos Rafael Simonis

Prefeito Fabiano Immich visitou a área que receberá o parque nessa segunda-feira

Picada Santa Clara (foto) e Nova Santa Cruz serão beneficiadas com asfaltamento