top of page

Governo reforça cuidados com a Dengue

O mosquito Aedes aegypti apenas se cria em locais onde existe água limpa e parada


Diante do expressivo número de casos de Dengue na região, a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul tem intensificado as ações de prevenção à doença no município. O intuito é sensibilizar a comunidade no sentido de evitar o acúmulo de água e de procurar atendimento médico a partir de qualquer suspeita. Santa Clara do Sul tem um caso de Dengue confirmado. Como a pessoa trabalha em Lajeado, existe a possibilidade dela ter contraído a doença fora do município.


Conforme a secretária de Saúde, Iara Kohlrausch, é fundamental a conscientização de todos para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti que, além da Dengue, pode ocasionar outras doenças como a Zika e a Chikungunya. “As agentes de Combate a Endemias diariamente realizam trabalhos junto à comunidade para evitar a criação de focos de larvas e a consequente disseminação da doença. Porém, é fundamental que as pessoas facilitem o acesso das agentes às casas, pois a maior parte dos casos ocorre nos pátios das residências”, informa.


Por estarmos num período com temperaturas elevadas, a velocidade de reprodução do mosquito transmissor é maior, o que requer uma atenção especial para evitar o surgimento de criadouros do mosquito. A prevenção à Dengue pode ser feita através de práticas simples, como evitar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, além de tratar caixas d'água da coleta da chuva e bromélias, levando em conta que o mosquito apenas se cria em locais onde existe água limpa e parada.


Saiba mais


O vírus da dengue é contraído através da picada de um mosquito infectado. Os sintomas mais observados têm sido dor de cabeça (com sensação de compressão na área dos olhos), ardência nos olhos, febre persistente (aquela que não passa, mesmo com uso de paracetamol, por exemplo), dor no corpo inespecífica (costas, pés, braços, mas principalmente na região lombar), vômito, ausência de apetite e manchas no corpo (causam coceira e queimação). Alguns destes sintomas ligados à tosse, coriza e dor de garganta geralmente estão associados à gripe ou Covid-19.


Mais detalhes de como prevenir a Dengue estão disponíveis pelo fone 3782-2266. Em caso de qualquer suspeita, o cidadão deve procurar atendimento médico. A prevenção ao mosquito é responsabilidade de todos nós!



20 visualizações0 comentário
bottom of page