Governo municipal entrega obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde

Com o objetivo de qualificar cada vez mais o atendimento prestado à população, o governo de Santa Clara do Sul entregou nesta sexta-feira à tarde, dia 29, a obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS).

O prédio foi ampliado em 821m², passando dos atuais 658m² para 1.480m² de área construída. O investimento total é de aproximadamente R$ 1,5 milhão, sendo a metade oriunda de recursos municipais e a outra metade de emenda parlamentar do deputado Osmar Terra.

A nova estrutura conta com 4 consultórios, espaço para recepção, sala de agendamento, 4 salas administrativas, sala de reuniões, almoxarifado, depósito, arquivo e garagem para 8 veículos, incluindo espaço para ambulâncias. Também está sendo implementado mais um gabinete dentário.

Além da obra de ampliação, foi realizado um trabalho de paisagismo em frente à Unidade Básica de Saúde e a reestruturação da iluminação noturna do prédio. A estrutura antiga também foi reformada e pintada.

De acordo com a secretária municipal da Saúde e Assistência Social, Iara Cristina Kohlrausch, os profissionais e funcionários que atuam na UBS terão um espaço ainda mais adequado para promover a saúde da população. “Além disso, com este novo espaço, os santa-clarenses passam a contar com mais 8 consultórios, ampliando o atendimento à nossa comunidade”, destaca.

Iara ressalta o avanço na estrutura da saúde registrado nos últimos anos. “Quando assumi a secretaria, em 2006, o atendimento era feito num prédio locado onde hoje funciona a Brigada Militar e num espaço que atualmente é ocupado pelo Departamento de Assistência Social. Em 2012, construímos o prédio novo da UBS e agora estamos entregando este espaço amplo e moderno. Fico muito feliz por estarmos possibilitando mais este avanço à nossa comunidade”, frisa.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, a obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde vem ao encontro da missão do governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. “Essa obra é a materialização de que nós realmente priorizamos a saúde da nossa população, sempre com os pés no chão, mas os olhos no futuro”, salienta.

Kohlrausch enaltece o fato de o governo municipal estar conseguindo entregar um espaço extremamente importante de promoção à saúde das pessoas num período tão desafiador como o enfrentado neste momento. “Nosso propósito é construir, com uma gestão eficaz e focada em resultados, um ambiente que possibilite que a nossa comunidade seja feliz em Santa Clara do Sul”, enfatiza.

População comemora

Moradora de Picada Santa Clara, Lúcia Franz, 66 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida no novo espaço. “A saúde em Santa Clara do Sul já é nota 10. E agora, com esta ampliação, vai ficar ainda melhor”, frisa.

Opinião semelhante à do morador do centro da cidade, Anderson Luís Tiggemann, 32 anos, que fez questão de enaltecer o atendimento prestado. “Fico muito feliz em morar em um município que prioriza a saúde”, menciona.

Romeu Wenzel, 76 anos, da comunidade de Sampainho, conheceu a nova estrutura nesta sexta-feira, depois de retirar os seus remédios na farmácia do posto de saúde. “Este espaço vai trazer benefícios a toda população”, salienta.

Atendimento qualificado

Funcionárias que há mais tempo atuam na Secretaria Municipal da Saúde, as enfermeiras Eunice Maria Braun e Simone Frietto se emocionam ao lembrar do avanço na estrutura de saúde de Santa Clara do Sul. “Em nome de todos os colegas, compartilhamos a nossa gratidão por participarmos desta caminhada de crescimento e melhoria. Que todos sejamos felizes neste novo espaço de trabalho, sempre buscando excelência em todas as atividades realizadas”, finaliza.