Gincana envolve os grupos de idosos do município

Após meio ano de atividades, a gincana envolvendo os dez grupos de idosos do município está próxima de definir os vencedores. Iniciada em abril, a iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação terá o encerramento no dia 1º de outubro, no ginásio municipal de esportes, durante a Festa da Pessoa Idosa. Na oportunidade será divulgado o grupo ganhador, que receberá uma viagem de até 300 quilômetros (ida e volta) como prêmio. A avaliação será feita em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação.

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Helena Herrmann, o objetivo da gincana é estimular os idosos a conhecerem melhor a história e as curiosidades relacionadas ao município em que moram, além de estreitar ainda mais a sua participação nas comunidades. “Queremos ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária”.

A cada mês, os grupos receberam atividades que precisavam cumpridas em até 30 dias.

Aquele que tiver a maior pontuação será o ganhador. Caso houver empate, a definição ocorrerá por meio de sorteio. Entre as tarefas realizadas estiveram a participação em uma sessão da Câmara de Vereadores, nomes das autoridades do município, dados sobre Santa Clara do Sul, nome da primeira escola, lista dos combatentes na Batalha dos Maragatos, informações sobre a SantaFlor, entre outras.

Mais de 700 idosos são atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os quais integram os grupos de Picada Santa Clara, Sampaio, Sampainho, Linha Serrana, Alto Arroio Alegre, Nova Santa Cruz, Clube Esportivo, Centro, ERS-413 e Chapadão.

São realizados encontros mensais nas comunidades e mais uma reunião de apoio às diretorias dos grupos no CRAS, além de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos idosos. Também é prestado atendimento a idosos dependentes e/ou em isolamento social, com visitas regulares de uma assistente social e de uma psicóloga e grupo em parceria com a Paróquia São Francisco Xavier e pastorais sociais.

Foto Divulgação

Grupos fazendo a entrega do material da gincana para avaliação dos examinadores