Futebol abre fronteiras a atletas da região

Convívio com jogadores de outros países, contato com diferentes culturas e oportunidade de conhecer verdadeiros cartões postais em uma terra classificada como o maior destino turístico do mundo. Essas são algumas das experiências que ficarão gravadas na memória dos sete atletas da região que disputaram o 13º Torneio Internacional Guérledan nos dias 13 a 14 de junho, na cidade de Pontivy, distante cerca de 460 quilômetros de Paris, na França.

Muito além dos resultados em campo, a viagem dos garotos que defenderam a Seleção Brasileira Sub-13 até o outro lado do Oceano Atlântico representa aprendizados que o tempo não há de apagar. Entre os principais, o de respeitar culturas, raças e religiões distintas, tendo em vista que a competição reuniu clubes de várias regiões do mundo. Inclusive, o elenco brasileiro foi completado por jogadores da ilha da Reunião, situada no Oceano Índico, a leste de Madagascar, valorizando o senso de integração.

E depois de muito futebol, com confrontos diante de equipes oriundas de países como Estados Unidos, África, Espanha e Portugal, e visitas a diversos pontos turísticos da França, com destaque para a Torre Eiffel, o grupo retornou ao Vale do Taquari na semana passada. Na bagagem, sete vitórias, dois empates e apenas três derrotas, o que rendeu o quinto lugar ao time brasileiro na chave prata.

De Santa Clara do Sul, viajaram Bernardo Gabriel Rambo, Lucas André Mallmann, Carlos Henrique Machado Santos e Diogo Wolschick. Leonardo Lino Meyer, de Teutônia; Mateus Alan Gutjahr, de Westfália e Leonardo Giovanella Jacques, de Lajeado, completaram o plantel de atletas da região.

De acordo com o professor Eduardo Castro, que acompanhou os jogadores ao lado do colega Mauro Heinen, a viagem serviu para enriquecer os níveis cultural e futebolístico dos garotos. “O pessoal me questiona como foi a comunicação com os times de outros países.

Não tenho como explicar. Apenas sei que por intermédio de uma bola tudo pode acontecer.

Nossos alunos e os dos Estados Unidos, por exemplo, pareciam velhos amigos”.

Castro ressalta que ao término de cada partida, não importando o resultado, todos queriam tirar fotos com os atletas brasileiros. “O que mostra como o nosso país continua querido e respeitado lá fora”. Ainda parabeniza os pais por terem oportunizado essa experiência a seus filhos. Heinen, por sua vez, enaltece o trabalho do Planeta Bola Eventos, que organizou a viagem e proporcionou momentos inesquecíveis a toda a delegação.

Experiência de vida

O casal Jean e Claudia Jacques, que viajou com o grupo à França, destaca os benefícios que esse intercâmbio, proporcionado por meio do futebol, trouxe aos garotos do Vale do Taquari.

“Representou um amadurecimento enquanto atletas, além de um enriquecimento cultural que jamais irão esquecer”, observa Jean, entusiasmado com a oportunidade que teve de acompanhar o filho Leonardo em uma competição internacional. “Foi um aprendizado incrível para o meu filho, pois ele teve a chance de conhecer jogadores de outros países e vivenciar costumes e hábitos deles”.

O prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, parabeniza todo o grupo que viajou à França, em especial os atletas do município, por difundirem o nome de Santa Clara do Sul em âmbito mundial. Também enaltece o trabalho realizado pelos professores Mauro Heinen e Eduardo Castro na escolinha de futebol mantida pela administração municipal, a qual tem revelado não apenas bons jogadores, mas também cidadãos de bem.

Saiba mais

A competição contou com mais de 120 times de 11 países, com destaque para representantes de clubes tradicionais da França, como Bordeaux e Olympique Marseille. O custo da viagem por jogador foi de R$ 5,2 mil. O governo municipal de Santa Clara do Sul auxiliou com o transporte até o aeroporto. A seletiva dos garotos ocorreu após a Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil, disputada em Santa Clara do Sul no mês de janeiro.

Fotos Divulgação

Equipe brasileira terminou a competição em quinto lugar na chave prata, com sete vitórias, dois empates e apenas três derrotas

A Torre Eiffel foi um dos pontos turísticos visitados pelos atletas da região durante o passeio à França

Time francês fez questão de tirar uma fotografia ao lado dos jogadores brasileiros após a partida