top of page

Flores são motivo de festa no município

A beleza das flores e as potencialidades locais estarão em evidência em Santa Clara do Sul a partir desta quinta-feira, dia 17. O município de 6,1 mil habitantes situado no Vale do Taquari, região central do estado, sedia pela terceira vez o evento que se solidifica a cada nova edição.


Neste ano, a SantaFlor reserva uma diversidade de atrações para todos os gostos e idades. A começar pela exposição e venda de flores, que são o principal motivo de realização da feira. Os organizadores projetam superar os números da edição passada, quando em torno de 15 mil plantas foram comercializadas.


Hoje existem 11 estufas espalhadas pelo município que produzem uma média de 350 mil vasos por ano. Entre as variedades cultivadas está a pervinca, que é a flor símbolo do município. A floricultura de dona Ironi Maria Ulsenheimer, 62 anos, é uma das que vai expor seus produtos na feira, aproveitando a oportunidade para a divulgação do trabalho em nível regional e estadual. Ela possui três estufas que exigem a dedicação constante de seis pessoas.


O prefeito Fabiano Immich ressalta o trabalho realizado pelos produtores locais, que em 2006 acreditaram na proposta do governo municipal de diversificar a economia e criar uma identidade ao município, hoje reconhecido como Cidade das Flores. Segundo ele, a feira tem sido uma mola propulsora das potencialidades locais, nos mais diversos setores da economia.


Outro destaque será a diversidade de atrações artísticas e culturais, como é o caso show tradicionalista do grupo Os Serranos e da apresentação humorística do Guri de Uruguaiana.

A entrada é gratuita tanto para o evento como para as apresentações. A SantaFlor ocorre de 17 a 20 de março, no ginásio municipal e campo do Santa Clara FC.


Estrutura coberta


Neste ano a estrutura será totalmente coberta. Haverá um pavilhão de shows com mil metros quadrados e um pavilhão da Feira da Agroindústria Familiar com a participação de 15 agroindústrias do estado.


De acordo com o presidente da feira, Gilmar Neumann, a expectativa é atrair em torno de 50 mil visitantes. E para acolher bem a todos os visitantes, serão 7,3 mil metros quadrados de área destinada a estandes.


Aniversário do município


Neste ano, o evento coincide com o 24º aniversário de Santa Clara do Sul, que se emancipou de Lajeado em 20 de março de 1992. Para tanto, a administração municipal elabora uma série de atrações para a comunidade no domingo de manhã, último dia da feira. Entre as atividades previstas estão apresentações artísticas de alunos das escolas Professor Sereno Afonso Heisler e Pequeno Mundo. A corte da SantaFlor é representada pela rainha Jenifer Simonis Hermes e pelas princesas Camila Regina Hermes e Luana Beatriz Schorr.


Atleta da Seleção de Vôlei


Nesta sexta-feira, dia 18, o evento recebe a visita do ex-jogador da Seleção Masculina de Vôlei do Brasil, Gustavo Endres, por meio de uma parceria com o Banco do Brasil. A previsão é de que ele esteja em Santa Clara do Sul a partir das 14h. Na oportunidade, ele distribuirá camisetas, dará autógrafos e fará uma palestra ao público, em especial aos alunos do projeto social Fique Esperto e às crianças e adolescentes que estudam nas redes municipal e estadual de ensino.


Agroindústria Familiar


As delícias provenientes das agroindústrias também terão destaque na 3ª SantaFlor. O evento reserva aos visitantes a Feira de Agroindústria Familiar. Da cidade anfitriã, cinco agroindústrias vão expor seus produtos.


Entre os alimentos que serão vendidos estão cucas, pães, linguiças, bolachas, mel, queijo e conservas. O trabalho tem na coordenação a Emater de Santa Clara do Sul, com o incentivo da SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, além do apoio da administração municipal.


Durante o evento ainda haverá a inauguração das agroindústrias Acedi Alimentos, Conservas Thomas e Kollet. A solenidade ocorre nesta sexta-feira, dia 18, às 14h, no espaço das agroindústrias com a entrega dos certificados de inclusão ao Programa de Agroindústria Familiar do Estado. Haverá a participação de autoridades e produtores.


1º Encontro Musical


Outra atração será o 1º Encontro Musical do Vale do Taquari. O evento ocorre no domingo, dia 20, a partir das 14h, no palco de shows. Serão diversos ritmos e estilos musicais para todos os gostos e idades. Na oportunidade haverá a apresentação de 12 bandas da região: Identidade Jovem-Santa Clara do Sul; Kevin Kaiky Dieckow-Arroio do Meio; Orquestra Juvenil de Teutônia; Cristine e Franciele Morari-Progresso; Veia 386-Marques de Souza; Pensamentos de Liesel-Lajeado; Black Monday-Cruzeiro do Sul; Vitor Delazeri-Encantado; Guilherme Samuel Hickmann-Sério; Grupo Quarteto Fascínio-Estrela; Celebration Band-Venâncio Aires e Banda Reggae Power-Santa Clara do Sul. A realização é do Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do Vale do Taquari, com apoio da Amvat e da Administração Municipal de Santa Clara do Sul.


Horário de visitação à feira


17/03 (quinta-feira): das 17h às 22h – praça de alimentação até 23h;

18/03 (sexta-feira): das 10h às 22h – praça de alimentação até 24h;

19/03 (sábado): das 10h às 22h – praça de alimentação até 1h;

20/03 (domingo): das 10h às 18h – praça de alimentação até 20h.


Programação completa


Quinta-feira, 17/03


17h – Reunião da Amvat – Local: Auditório do Centro Administrativo;

17h – Encontro das Primeiras-Damas e Soberanas – Local: Salão Paroquial;

19h – Abertura Oficial;

20h – Camerata de Violões;

20h30min – Orquestra de Encantado;

21h30min – Banda TDS.


Sexta-feira, 18/03


8h – Encontro Regional do Departamento de Assistência Social do Estado – Local: Câmara de Vereadores;

14h – Turma do Pirulito;

14h - Abertura Oficial da Feira da Agroindústria Familiar e Solenidade de Inauguração das Agroindústrias do Município;

17h – Reunião dos Prefeitos do G8 – Local: Auditório do Centro Administrativo;

18h – Banda Gaúcha de Santa Clara do Sul;

19h15min – Grupo Lida Bruta;

21h – Os Serranos.


Sábado, 19/03


9h – Reunião da Avat – Local: Auditório do Centro Administrativo;

14h – Baile da Melhor Idade com a banda Os Hermanos;

19h – Grupo Vozes do Sul;

21h – Show do Guri de Uruguaiana;

23h – Leandro Mallmann e Banda.


Domingo, 20/03


8h30min – 1º Desafio de Mountain Bike (saída do Clube Centro de Reservistas);

10h – Comemoração alusiva ao 24º aniversário do município de Santa Clara do Sul;

14h – 1º Encontro Musical do Vale do Taquari (12 grupos da região);

17h – Rogério Magrão e Banda.


Patrocinadores


O evento tem o patrocínio da Dália Alimentos (Máster); Baldo SA e Imojel Construtora e Incorporadora (Ouro); Sicredi, Calçados Beira Rio e BRDE (Prata); Morar Bem Imóveis (Bronze), além do apoio de Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Transportes e Serviços Dartora, Caixa Econômica Federal, Languiru, SMB Engenharia e Topografia, Kramer Materiais de Construção e Móveis Planejados, Blaster Detonações, SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Afubra, Centergraf, Vetor Multimáquinas, Antares Imobiliária e Loteadora, Lógica Gestão Ambiental Inteligente, Scherer Viagens e Turismo, Metalúrgica Adams, Banco do Brasil – Governo Federal, Roalnet Provedor de Acesso à Internet, Mecânica DS e Fruki Guaraná.


Foto Rafael Simonis



Floricultura da família Ulsenheimer é uma das que vai expor seus produtos na feira

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page