Empreendedorismo de alunos é destaque em feira escolar

O entusiasmo visível no rosto do pequeno Artur Cauã Althaus Schmitt, de apenas 9 anos, transparecia o orgulho do estudante do 3º ano da Escola Municipal Willibaldo Both em participar da 1ª Feira de Empreendedorismo de Santa Clara do Sul no último sábado, dia 24 de novembro. A sua facilidade de comunicação e de atendimento sobressaiam-se toda vez que um “cliente” visitava o espaço onde vendia os produtos elaborados pela turma.

Por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido na rede municipal de ensino desde o início do ano, Artur despertou habilidades importantes para a sua vida pessoal e profissional. Com o auxílio de pais e professores, o estudante não apenas participou da criação dos materiais, mas também vendeu os produtos durante a feira. “Fizemos brinquedos com materiais recicláveis, como caminhões, fazendinha, trator, tablet, computador, foguetes e várias outras coisas. Foi muito legal”, salienta.

Assim como Artur, alunos de todas as escolas municipais estão engajados no projeto, que é realizado pela Secretaria da Educação em parceria com o Sebrae. A intenção é possibilitar que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva comportamentos empreendedores no ambiente escolar. Num primeiro momento houve a capacitação dos professores e, a partir do segundo semestre, iniciaram as atividades com os estudantes.

Na comunidade de Sampainho, a exposição e venda foi realizada por alunos das escolas Gustavo Seidel e Willibaldo Both. E no Centro, foram os estudantes da Escola Sereno Afonso Heisler que mostraram os resultados alcançados até agora. Celso Luiz Henriques da Silva veio prestigiar a filha Caroline, que estuda no 4º ano da Escola Sereno Afonso Heiler. “Essa iniciativa é muito boa porque faz com que as crianças aprendam desde cedo a se relacionar, a conviver socialmente, a encarar desafios e perder a timidez”, salienta.

As turmas do 1º ano ao 9º ano de todos os colégios municipais de Ensino Fundamental integram o projeto, que é composto pelas seguintes temáticas: O mundo das ervas aromáticas, Temperos naturais, Oficina de brinquedos ecológicos, Locadora de produtos, Sabores e Cores, Ecopapelaria, Artesanato sustentável, Empreendedorismo social e Novas ideias, grandes negócios.

Cada turma organizou lojas e criou produtos para venda nas feiras. “Durante o projeto desenvolveu-se habilidades de planejamento, organização, criatividade, trabalho em equipe, observação, pesquisa, levantamento de dados e oralidade. A participação da família foi fundamental para o desenvolvimento de ideias e propostas”, frisa o secretário de Educação, Mauro Heinen.

O prefeito Paulo Kohlrausch destaca que o JEPP faz parte do programa Santa Clara Tem Valor. Segundo ele, o objetivo é disseminar a cultura empreendedora nas crianças para que no futuro tenham um protagonismo cada vez maior no município. “O projeto favorece o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para que os jovens consigam gerir melhor as suas vidas e, por consequência, serem mais felizes”, observa.

Além das atividades nos colégios Gustavo Seidel e Sereno Afonso Heisler, está programada a feira de empreendedorismo na Escola Frei Henrique de Coimbra neste sábado, dia 1º dezembro, a partir das 9h30min. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o evento, que evidencia a criatividade dos alunos em parceria com os pais e professores.


Conheça o JEPP

Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é um projeto de educação empreendedora proposto para o Ensino Fundamental que incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, favorecendo o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.

O ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.


0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon