Estudantes realizam feira de empreendedorismo

Possibilitar que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores no ambiente escolar. É com este objetivo que o governo municipal desenvolve o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), por meio da Secretaria de Educação, desde o início do ano. Num primeiro momento houve a capacitação dos professores e, a partir do segundo semestre, iniciaram as atividades com os estudantes.

Realizado numa parceria com o Sebrae, o projeto terá uma mostra dos primeiros resultados neste sábado, dia 24, quando ocorre a 1ª Feira de Empreendedorismo. A exposição começa às 9h30min na Escola Gustavo Seidel, em Sampainho. Na oportunidade, além do colégio anfitrião, haverá a participação de alunos da Escola Willibaldo Both, de Alto Arroio Alegre. E à tarde, a partir das 14h, será a vez dos estudantes da Escola Sereno Afonso Heisler venderem os seus produtos.

As turmas do 1º ano ao 9º ano de todos os colégios municipais de Ensino Fundamental integram o projeto, que é composto pelas seguintes temáticas: O mundo das ervas aromáticas, Temperos naturais, Oficina de brinquedos ecológicos, Locadora de produtos, Sabores e Cores, Ecopapelaria, Artesanato sustentável, Empreendedorismo social e Novas ideias, grandes negócios.

Cada turma organizou lojas e criou produtos para venda nas feiras. “Durante o projeto desenvolveu-se habilidades de planejamento, organização, criatividade, trabalho em equipe, observação, pesquisa, levantamento de dados e oralidade. A participação da família foi fundamental para o desenvolvimento de ideias e propostas”, frisa o secretário de Educação, Mauro Heinen.

O prefeito Paulo Kohlrausch destaca que o JEPP faz parte do programa Santa Clara Tem Valor. Segundo ele, o objetivo é disseminar a cultura empreendedora nas crianças para que no futuro tenham um protagonismo cada vez maior no município. “O projeto favorece o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para que os jovens consigam gerir melhor as suas vidas e, por consequência, serem mais felizes”, observa.

Além das atividades nos colégios Gustavo Seidel e Sereno Afonso Heisler, que ocorrem neste sábado, está programada a feira de empreendedorismo na Escola Frei Henrique de Coimbra no dia 1º dezembro, a partir das 9h30min. Toda a comunidade está convidada a prestigiar os eventos, que evidenciam a criatividade dos alunos em parceria com os pais e professores.

Conheça o JEPP

Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é um projeto de educação empreendedora proposto para o Ensino Fundamental que incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, favorecendo o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.

O ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS