Feira do Livro mobiliza a comunidade

O município sediou a 17ª Feira do Livro na semana passada, de 23 a 27 de abril. Mais de 2,5 mil pessoas circularam pelo evento, cujo destaque foram as apresentações culturais. Neste ano, o tema foi “Leitura: dê um clique no saber”. As livrarias contabilizaram a venda superior a mil exemplares.

No primeiro dia do evento, a atração foi o lançamento do Programa Municipal de Qualificação da Juventude. Desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a iniciativa prevê uma série de oficinas voltadas à preparação para o mercado de trabalho. Entre os temas a serem abordados estão autoconhecimento e relacionamento, relações comerciais e liderança. O objetivo é oportunizar aos jovens de Santa Clara do Sul alternativas de capacitação e aprimoramento das suas competências pessoais e profissionais.

A programação contou com várias atrações para a comunidade. A escritora e contadora de histórias Eleonora Medeiros, patrona da feira, participou da programação nos dias 25 e 26. Ela contou histórias infantis e interagiu com as crianças das escolas municipais.

Outro destaque foi o teatro ''Elas voltaram ainda mais maravilhosas'', encenado pelo grupo CurtoArte, que lotou a área coberta do Clube Centro de Reservistas na noite de quinta-feira, dia 25, contando com a presença de mais de 800 pessoas. O evento ainda teve animação dos ''Vivandeiros da Alegria'' e do Recrearte em tempo integral, além da Cia Espicula, que apresentou a peça “Circolando por aí”.

O público também desfrutou de shows musicais, danças e cantos. O coordenador municipal de Cultura, Leandro Braun, enaltece a participação dos artistas do município. ''Ficamos felizes em prestigiar os talentos locais. Para muitos foi a primeira vez que subiram a um palco para se apresentar. Isto é fruto de muito trabalho dos professores de música Alison Both e Mauro Gregory e da professora de danças Júlia Zanatta, que completam a equipe do Departamento de Cultura”, ressalta.

O evento foi uma realização do governo municipal em parceria com o SESC Venâncio Aires.