Feira do Livro atrai mais de 3,5 mil pessoas

Atrações culturais e artísticas marcam evento, que teve lançamento de livro e jornal


O olhar atento em meio às 15 mil obras literárias expostas pela Livraria Armazém no Clube Centro de Reservistas simbolizava o quanto aquele momento era importante para Adolfo Rambo, 10 anos. Ao lado da mãe, o estudante folheava as páginas com o ímpeto de quem é sabedor do significado da leitura para a vida pessoal e profissional. Mais do que ampliar o acervo bibliográfico, estava decidido a aproveitar os benefícios do livro. “A gente fica mais esperto, criativo, inteligente e curioso”, sentenciou o morador do centro da cidade, que chega a ler seis a sete obras por semana.


Adolfo foi um dos mais de 3,5 mil leitores que participaram da 13ª Feira do Livro e 6ª Mostra Pedagógica realizada na semana passada, dias 9, 10 e 11. O tema foi “Leitura: a bola da vez” e a patronesse, Léia Cassol, que é escritora de literatura infanto-juvenil e contadora de histórias. Entre as atrações também estiveram as palestras dos escritores Sérgio Napp e Angélica Rizzi, apresentação de peças teatrais, jogos educativos, show de talentos locais, apresentações musicais e o 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias.


Na abertura do evento, a responsável pela 3ª Coordenadoria Regional da Educação, Marisa Bastos, ressaltou a importância da leitura no dia a dia das pessoas. Segundo ela, apesar do avanço da tecnologia dentro e fora da sala de aula, nada substitui o livro. Na sequência, o prefeito Fabiano Immich anunciou a inauguração da escola municipal de Ensino Fundamental e Turno Integral para setembro. Ainda enalteceu a implantação de turno integral nas escolas do interior, o que possibilita que os alunos sejam atendidos em horário extracurricular.


O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, apresentou o jornal Santa Clara Mais Leitor. A publicação semestral tem oito páginas, todas coloridas, e divulga as principais ações das escolas e investimentos municipais feitos no setor. No total são quatro mil exemplares, dos quais três mil foram encartados no jornal A Hora do Vale e mil distribuídos aos estudantes e comunidade local.



Também foi destaque o lançamento do segundo livro elaborado pela secretaria, que é relacionado à literatura infantil e conta a história do município, desde a chegada dos imigrantes até os dias de hoje. Intitulado de “Aventura na Cidade das Flores”, a publicação tem 16 páginas compostas por fatos históricos descritos numa linguagem acessível às crianças. São mil exemplares que ampliarão o conhecimento da comunidade sobre o desenvolvimento de Santa Clara do Sul. Gilmar ainda elogiou a Câmara de Vereadores por ter repassado R$ 10 mil à secretaria para a compra de dez mil obras literárias a serem expostas na biblioteca municipal.



Biblioteca itinerante e mostra pedagógica


A edição deste ano contou com uma biblioteca instalada dentro de um ônibus que ofereceu em torno de 500 opções de livros para venda.  Em paralelo à feira ocorreu a mostra pedagógica que envolveu cinco municípios do G8 – Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Progresso, Canudos do Vale e Cruzeiro do Sul – que participam do programa de formação de professores realizado na Faculdade La Salle, em Estrela. Na oportunidade, cada cidade mostrou o conteúdo desenvolvido com os estudantes a partir da capacitação que tratou da relação entre família e escola.



Declamação e Criação de Poesias


O coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Leandro Braun, divulgou os vencedores do 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias, que é realizado dentro do programa Santa Clara Mais Leitor. O projeto visa à leitura correta e à interpretação de textos, de modo que instigue o senso crítico da população.


Os vencedores foram Josias Ritter Matthes, da Escola Frei Henrique de Coimbra; Leandro Buch, da Escola Willibaldo Both; Alice Aline Christmann, da Escola Willibaldo Both; Gabriela Dick, da Escola Frei Henrique de Coimbra; Daiane Luiza Mallmann, da Escola Estadual Santa Clara; Cristiane Ciosmann, da Escola Estadual Santa Clara e Sônia Maria Castillo Persch. Cada um recebeu como prêmio um vale de R$ 30 para compra de livros durante a feira.



Fotos Rafael Simonis



Crianças, adolescentes e adultos se divertiram com as apresentações artísticas e culturais que marcaram a feira

Estande da Livraria Armazém, que expôs 15 mil livros, esteve movimentado nos três dias de evento

Espetáculo teatral “Quando Chegar a Hora” retratou os malefícios das drogas nos ambientes familiar e escolar

Escolas municipais expuseram material produzido dentro do programa “Escola e Família de Mãos Dadas”

Além de Santa Clara do Sul, alunos de outros municípios que integram o G8 fizeram apresentações artísticas

Estudantes do município anfitrião mostraram toda a sua habilidade na dança e na coreografia

Palestra com o escritor Sérgio Napp, que tem 25 livros publicados, encerrou a feira com chave de ouro

Lançamento do jornal Santa Clara Mais Leitor e do segundo livro da Secretaria da Educação chamou a atenção do público

Atores do município explanaram a história do município, desde a chegada dos imigrantes até os dias de hoje

A patronesse Léia Cassol arrancou gargalhas e aplausos do público pelo estilo divertido de contar histórias

Dezenas de alunos de várias idades se envolveram nas apresentações artísticas e culturais

Espetáculo teatral “Tio Gordo e a Carta Misteriosa” agitou o público infantil na quinta-feira

Integrantes da Banda Som e Energia, de Santa Clara do Sul, entoaram várias canções de sucesso


3 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon