Feira de Produtos Agroecológicos completa 2 anos

Levar alimentos de qualidade à mesa da população. Este é propósito que move a família Kollet todos os dias. A rotina do casal Nélio e Fabiana começa cedo na agroindústria localizada em Picada Santa Clara, interior do município. O que era uma aposta em 2015, quando o empreendimento foi criado, se fortaleceu e hoje virou o principal sustento da família.

É no prédio de 50 metros quadrados que o casal produz as bolachas e os pães vendidos na Feira de Produtos Agroecológicos. Desde que o espaço foi inaugurado, em agosto de 2018, Nélio é um dos participantes mais assíduos. “Na feira podemos vender nossos produtos diretamente para o consumidor. Muito importante esse espaço oportunizado pelo município”, destaca.

Outro feirante é Luís Gustavo Mallmann, sócio-proprietário de uma agroindústria de derivados de cana de açúcar. “A gente percebe que com o passar do tempo a feira tem se consolidado cada vez mais. Um exemplo é a sua realização agora nas terças-feiras também”, salienta o produtor, que em virtude da pandemia percebe uma valorização ainda maior dos produtos locais.

Segundo a coordenadora do programa Santa Clara Mais Saudável, Daiana Bald, a feira é um local em que os consumidores podem adquirir produtos saudáveis e de qualidade, diretamente dos produtores rurais, vindos de uma produção mais sustentável. “Mais do que um espaço de venda de produtos, a feira permite a interação entre produtores e consumidores e ajuda a difundir a agroecologia.

Daiana ressalta que o hábito de comprar produtos em feiras tem crescido em virtude da variedade de alimentos frescos à disposição dos consumidores. “O preço justo também é um fator decisivo, assim como a valorização e o incentivo à produção local”, menciona.

Atualmente, a feira conta com a participação de 10 produtores rurais que oferecem diversos produtos oriundos de agroindústrias familiares, frutas, verduras e legumes, além da exposição de flores, chás e temperos e artesanato local. A feira ocorre todos os sábados, das 8h30min às 12h e às terças-feiras, das 16h às 18h30min, ao lado do ginásio municipal.

Feira ocorre todos os sábados e terças-feiras, ao lado do ginásio municipal