Falta uma semana para o início da Copinha

A 3ª Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil inicia na próxima sexta-feira, dia 16, com novidades. Pela primeira vez um time estrangeiro disputará uma competição no município.

Trata-se do Juventude de Canelones, que virá do Uruguai para participar do campeonato que se estenderá até o dia 23. Neste ano também haverá a presença de representantes de São Paulo (Desportivo Brasil) e do Pará (Industrial AC), além de equipes do Rio Grande do Sul, totalizando 82 times.

Reconhecida como uma das principais competições de base do sul do país, a copa deve reunir em torno de 1,6 mil crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. A realização é da Prefeitura de Santa Clara do Sul e do Planeta Bola Eventos, com patrocínio da Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs), que repassará R$ 15 mil.

Os atletas estarão acompanhados por cerca de 400 dirigentes – a maioria sendo professores de Educação Física e treinadores de futebol – e por familiares. Ainda é aguardado um público espectador estimado em cinco mil pessoas, formado por turistas e moradores das localidades onde ocorrerão os jogos.

Segundo o coordenador municipal de Esportes, Mauro Heinen, a Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil se tornou uma marca da cidade de tal maneira que consta no Calendário Municipal de Eventos. “A cada ano, a população aguarda ansiosa pelo seu início. Por ser realizado no período de recesso escolar e férias de muitos trabalhadores, o evento serve, ainda, como uma opção de lazer para as famílias que visitam nossa cidade, assim como ao público local”. Heinen destaca que além de um estímulo ao esporte, a copa serve de vitrine para jovens atletas e aumenta a venda no comércio local.

Sedes das partidas

Campo 1 – Santa Clara FC, no Centro: sediará seis rodadas, entre elas a abertura e a decisão.

Campo 2 – Clube Esportivo, 1,3 km do Centro: sediará cinco rodadas até a fase semifinal.

Campo 3 – EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz, 5 km do Centro: sediará quatro rodadas até as quartas-de-final.

Campo 4 – ASER Sampainho, 9 km do Centro: sediará quatro rodadas até as quartas-de-final.

Campo 5 – EC São José, de Nova Santa Cruz, 4 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória.

Campo 6 – Sercha, de Chapadão, 12 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória.

Campo 7 – EC Canarinho, 5 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória.

Foto Rafael Simonis

Competição volta a movimentar o município a partir da próxima sexta-feira, dia 16