Executivo reocupa salas do antigo hospital

Além de resgatarmos o valor histórico e sentimental do prédio, estamos devolvendo à comunidade o que é dela”. A frase do prefeito Fabiano Immich durante a inauguração da reforma da estrutura que por anos sediou o hospital comunitário, realizada nesse domingo de manhã, sintetiza a importância da reocupação desse espaço por parte da administração municipal, proprietária do imóvel. Dezenas de pessoas acompanharam a solenidade.

Nove salas situadas no primeiro piso do prédio receberam melhorias, como pintura, troca de azulejos, colocação de piso, arremates em argamassas e reparo do piso da cozinha, num investimento municipal de R$ 11.712,35. Desocupado há mais de dois anos, o local passa a sediar o Conselho Tutelar, o Posto de Identificação (carteiras de identidade) e a Junta de Serviço Militar a partir dessa segunda-feira, dia 4. Também recebe oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Associação de Artesãos de Santa Clara do Sul (Assarte).

Immich ressaltou o fato de todos os prédios públicos passarem a ser novos e próprios assim que a construção do CRAS – único espaço ainda locado pela prefeitura – estiver concluída. A inauguração deve ocorrer em 28 de maio. “Hoje (domingo) é um dia muito feliz, afinal entramos numa casa própria, o que é o sonho de cada um”. Mencionou que o cenário atual requer cautela, sendo necessária a implantação de medidas para reduzir custos e otimizar serviços, mas que o esforço em conjunto possibilitará avanços importantes ao município.

Conforme a secretária de Assistência Social e Habitação, Helena Herrmann, o uso da estrutura do antigo hospital garante um espaço mais adequado para a realização dos projetos sociais e de outros serviços públicos. “Agradeço a todos que ajudarem para que esse local pudesse ser reutilizado. Em especial, aos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural e da Secretaria de Assistência Social e Habitação, pelo empenho e dedicação, assim como às Pastorais Sociais e Emater”.

Helena enfatizou o aprendizado obtido desde que assumiu a secretaria, em 2014. Ainda anunciou a cedência de uma sala para que a psicóloga e a fonaudióloga da Secretaria de Educação façam os seus atendimentos, nas quintas e sextas-feiras. Por fim, a irmã Maria Lurdes deu a bênção à estrutura e, na sequência, foi descerrada a fita que oficializou a inauguração do novo espaço.

Fotos Rafael Simonis

Descerramento da fita oficializou a inauguração da reforma da estrutura do antigo hospital

Solenidade realizada na manhã de domingo, dia 3, teve a participação de autoridades municipais

Momento em que a irmã Maria Lurdes dá a bênção ao espaço público reformado pelo Executivo