Executivo programa coleta de resíduos eletroeletrônicos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente definiu o período de recolhimento dos resíduos eletroeletrônicos. Será de 20 a 30 de abril, em 12 pontos espalhados pelo município. A campanha prevê a coleta de materiais como televisores inteiros, impressoras, telefones, peças de computadores, aparelhos de som e de DVD, cabos, placas, geladeiras, micro-ondas, fogões, batedeiras, liquidificadores, entre outros. Pilhas e lâmpadas não serão recolhidas.

Os locais para depósito são as propriedades de Ilson Sell e Ingo König, em Sampaio; de Valdir Schönhals, em Chapadão; de Acélio Jacó Mallmann e de Edolar José Luft, em Picada Santa Clara. O material também pode ser levado às escolas Frei Henrique de Coimbra, em Nova Santa Cruz; Gustavo Seidel, em Sampainho; Pequeno Mundo e Estadual Santa Clara, ambas no centro, bem como ao Salão da Amizade, em Alto Arroio Alegre; à Secretaria de Obras e à Mecânica do Paulinho, situadas no centro da cidade.

Segundo a bióloga Dalila Welter, a participação da comunidade é essencial para evitar que resíduos contaminantes sejam dispostos de forma incorreta em lixeiras, terrenos baldios ou, até mesmo, enviados ao aterro sanitário quando ainda podem ser reutilizados. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas pelo telefone 3782-2250 ou pelo e-mail.

Embalagens de agrotóxicos

Em paralelo, o Executivo promoverá a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A coleta será feita nos dias 27 e 28 de abril, pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e pela Tritec Equipamentos, em 31 pontos espalhados por todas as comunidades do município. A atividade é coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio e acompanhamento da administração municipal.

Os agricultores devem estar presentes nos pontos e horários estabelecidos nos roteiros para entregar seus recipientes. É impreterível a realização da tríplice lavagem nas embalagens rígidas imediatamente após o produtor utilizar a última dose do agrotóxico.

Também é importante que as embalagens sejam inutilizadas, a partir da perfuração do fundo, e armazenadas em local apropriado até o momento da coleta. As tampas dos recipientes podem ser retiradas e armazenadas separadamente.

Foto Rafael Simonis

Neste ano, recolhimento ocorrerá de 20 a 30 de abril, em 12 pontos espalhados pelo município