Executivo inaugura mais um asfalto no interior

Da sacada de sua residência, localizada em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, o professor aposentado Antônio Darcênio Johann acompanhava nessa terça-feira, dia 13, a conclusão de uma das obras de maior impacto na história centenária da comunidade de Nova Santa Cruz.

Muito mais que conforto, Johann acredita que o asfaltamento de quase três quilômetros viabilizado pela administração municipal, entre o monumento do arado e a estrada que leva à Picada Santa Clara, representa o reconhecimento ao trabalho dos colonos, cuja lida diária, segundo ele, tem se tornado cada dia mais difícil.

“Ter asfalto é uma coisa linda”, emociona-se o também agricultor, que nasceu em Nova Santa Cruz e tem uma ligação intensa com a comunidade, onde atuou como professor e participa até hoje das atividades religiosas. O som das máquinas que ecoou ao longo de quase meio ano na localidade simboliza a conquista de um sonho antigo.

Johann enaltece o fato de uma comunidade da zona rural receber asfalto. “Esperamos que isso possa servir de exemplo a muitos outros municípios. Afinal, o interior também precisa ser valorizado, porque os agricultores produzem e merecem qualidade de vida”.

Neste sábado, dia 17, Johann estará entre as centenas de pessoas que participarão do ato inaugural do asfaltamento em Nova Santa Cruz. A solenidade ocorre a partir das 11h, junto ao EC Cruzeiro. Na oportunidade também haverá a inauguração simbólica do capeamento asfáltico da Avenida 28 de Maio e do asfaltamento da Rua Silvestre Adolfo Gregory.

Depois da cerimônia será servido almoço à comunidade e convidados e à tarde tem show da banda Os Colonos, de Santa Cruz do Sul. A população está convidada a prestigiar o evento.

Saiba mais

Além do capeamento, a obra compreende acostamento num dos lados da via, drenagem pluvial, pintura e sinalização. O investimento na obra passa dos R$ 2 milhões, que são custeados integralmente pela administração municipal.

Essa é a segunda pavimentação asfáltica realizada no interior do município. Em julho deste ano, um trajeto de 1,7 quilômetro entre o monumento do combate vitorioso e a residência de Edolar Luft foi inaugurado em Picada Santa Clara, num investimento municipal de R$ 1.169.345,44.

Segundo o prefeito Inácio Herrmann, além de oportunizar mais qualidade de vida à comunidade de Nova Santa Cruz, a obra de asfaltamento melhora as condições de trafegabilidade, elimina a necessidade de manutenção do trecho pavimentado e possibilita um melhor escoamento da produção rural.

Foto Rafael Simonis

Pavimentação garante mais qualidade de vida à comunidade de Nova Santa Cruz