Executivo fixa prazo para a construção de calçadas na área urbana da cidade

O Executivo pede aos donos de lotes na área urbana para que cumpram o Código de Obras e Edificações que determina a construção de calçadas em terrenos confrontantes com ruas pavimentadas. A lei visa dar segurança e conforto aos pedestres, evitando que necessitem caminhar na pista ou em locais sem condições de trafegabilidade, assim como buscar melhorar o visual da cidade.

Nessa quarta-feira, dia 4, a administração municipal publicou edital fixando prazo de 90 dias para que todos os proprietários de áreas situadas em vias pavimentadas executem a obra, que é de inteira responsabilidade deles. Caso a determinação seja descumprida, o município fará o serviço e os valores serão lançados na Fazenda Pública Municipal para cobrança.

De acordo com o secretário de Planejamento, Eduardo Johann, no setor de Engenharia da prefeitura encontra-se um projeto padrão que pode servir como modelo de construção, além de normas relacionadas ao tipo de piso que deve ser usado e demais orientações para a execução do serviço dentro das regras pré-determinadas. O material precisa ser antiderrapante e resistente a intempéries e abrasividade, além de não ter desníveis.

A esquina da Rua 9 de Fevereiro com a Alberto Schabbach é um dos pontos que recebeu calçada recentemente. Para o proprietário Daniel Johann, trata-se de um investimento que todos deveriam fazer, tendo em vista que valoriza o local e oferece melhores condições aos pedestres. “É uma área no centro da cidade que estava feia, precisava ser adequada.

Acredito que organização e limpeza são princípios que devem ser valorizados por todos”.

Moradora de Picada Santa Clara, interior do município, a pedestre Sulmira Fluck, 67 anos, elogia a construção da calçada. Na manhã dessa terça-feira, a agricultora trafegou pelo local. Segundo ela, a obra garante mais segurança, pois agora as pessoas não precisam mais caminhar na pista e dividir espaço com os veículos ou se deslocar num terreno com superfície irregular.

Foto Rafael Simonis

Esquina da Rua 9 de Fevereiro com a Alberto Schabbach é uma das áreas que recebeu calçada