Executivo fixa prazo para a construção de calçadas na área urbana da cidade

O Executivo pede aos donos de lotes na área urbana para que cumpram o Código de Obras e Edificações que determina a construção de calçadas em terrenos confrontantes com ruas pavimentadas. A lei visa dar segurança e conforto aos pedestres, evitando que necessitem caminhar na pista ou em locais sem condições de trafegabilidade, assim como buscar melhorar o visual da cidade.


Nessa quarta-feira, dia 4, a administração municipal publicou edital fixando prazo de 90 dias para que todos os proprietários de áreas situadas em vias pavimentadas executem a obra, que é de inteira responsabilidade deles. Caso a determinação seja descumprida, o município fará o serviço e os valores serão lançados na Fazenda Pública Municipal para cobrança.


De acordo com o secretário de Planejamento, Eduardo Johann, no setor de Engenharia da prefeitura encontra-se um projeto padrão que pode servir como modelo de construção, além de normas relacionadas ao tipo de piso que deve ser usado e demais orientações para a execução do serviço dentro das regras pré-determinadas. O material precisa ser antiderrapante e resistente a intempéries e abrasividade, além de não ter desníveis.


A esquina da Rua 9 de Fevereiro com a Alberto Schabbach é um dos pontos que recebeu calçada recentemente. Para o proprietário Daniel Johann, trata-se de um investimento que todos deveriam fazer, tendo em vista que valoriza o local e oferece melhores condições aos pedestres. “É uma área no centro da cidade que estava feia, precisava ser adequada.

Acredito que organização e limpeza são princípios que devem ser valorizados por todos”.

Moradora de Picada Santa Clara, interior do município, a pedestre Sulmira Fluck, 67 anos, elogia a construção da calçada. Na manhã dessa terça-feira, a agricultora trafegou pelo local. Segundo ela, a obra garante mais segurança, pois agora as pessoas não precisam mais caminhar na pista e dividir espaço com os veículos ou se deslocar num terreno com superfície irregular.


Foto Rafael Simonis



Esquina da Rua 9 de Fevereiro com a Alberto Schabbach é uma das áreas que recebeu calçada

0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon