Executivo entrega demandas ao estado

O prefeito de Santa Clara do Sul, Inácio Herrmann e o secretário de Administração e Planejamento, Eduardo Johann, participaram do encontro do G8 realizado em Forquetinha na sexta-feira, dia 17, que teve a presença do secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen. Na oportunidade, entregaram um ofício ao secretário no qual o município, em parceria com o Executivo de Cruzeiro do Sul, solicita atenção especial para a duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, em São Bento, e para a construção de um viaduto na ERS-130, no trevo situado próximo à Brasil Foods.

De acordo com o prefeito, ambas as obras são importantes não apenas aos moradores de Santa Clara do Sul, mas a todos que transitam na ERS-413, que liga o município a Lajeado. Hoje existe uma circulação diária de 2,6 mil veículos na rodovia, conforme levantamento da Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Sul, responsável por fiscalizar o trecho, o que confirma a necessidade de tais investimentos por parte do estado.

Além de representar perigo aos pedestres e motoristas, resultando em acidentes constantes, a ponte estreita e que permite apenas o tráfego de um veículo por vez dificulta a passagem dos usuários nos momentos de fluxo intenso. A construção de um viaduto também é uma reivindicação regional antiga face ao congestionamento nos horários de pico, sobretudo antes das 8h e depois das 17h, quando os trabalhadores se deslocam ou retornam dos seus empregos.

Herrmann salienta que tais demandas mobilizam o governo de Santa Clara do Sul, mesmo elas sendo de competência do estado e estando localizadas em território lajeadense. “Nosso objetivo é que a população santa-clarense, as pessoas que nos visitam e a comunidade regional tenham uma boa estrutura viária, em especial com condições seguras de trafegabilidade”.

O secretário Westphalen enalteceu a preocupação do Executivo e adiantou que dará uma atenção especial às demandas. A ERS-413, onde está situada a ponte, é administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), enquanto o trevo da ERS-130 é de responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Foto Rodrigo Nascimento/O Informativo do Vale

Westphalen (c) recebeu as reivindicações do prefeito Inácio Herrmann (d) e do secretário Eduardo Johann