Evento lembra passagem dos 60 anos da Emater-Ascar no estado

Um café da manhã servido no escritório da Emater-Ascar de Santa Clara do Sul, no dia 2 de junho, lembrou a passagem dos 60 anos da entidade no Rio Grande do Sul. A solenidade teve a presença de líderes políticos e comunitários, além de representantes do setor rural. O prefeito Fabiano Immich elogiou o trabalho realizado pela Emater no município. Segundo ele, a entidade leva conhecimento técnico aos produtores e permite assistência de qualidade na elaboração de projetos, auxiliando no desenvolvimento da agricultura local.

Funcionário da Emater de Santa Clara do Sul, o técnico em agropecuária Luiz Bernardi citou algumas ações desenvolvidas pela entidade no município. Entre as principais está o programa de aumento da produção leiteira, realizado desde 2006 e que serve de referência estadual, e o projeto de sucessão rural que começa a ser trabalhado a partir deste mês, em parceria com a Secretaria de Educação, nos colégios municipais e nas propriedades agrícolas.

A extensionista social Sandra Gerhardt, que atua em Santa Clara do Sul desde que a Emater começou a operar no município, há 20 anos, se emocionou ao lembrar da história da entidade. Aproveitou a oportunidade para agradecer à administração municipal e a toda população pela receptividade. Também enfatizou o trabalho social e técnico desenvolvido pela Emater ao longo de duas décadas de atuação em Santa Clara do Sul, que serão completadas no dia 9 de novembro deste ano.

Além de Sandra e Bernardi, a equipe local é composta pelo engenheiro agrônomo Maciel Budde. Hoje a Ascar-Emater atende 250 mil famílias no estado e em torno de 500 em Santa Clara do Sul.

Fotos Rafael Simonis

Público assistiu a um vídeo institucional sobre os 60 anos de história da Emater no Rio Grande do Sul