Evento debate o futuro das empresas

“O objetivo da transformação digital é fazer com que as marcas se tornem relevantes na Era do Consumidor conectado e promover os processos necessários para que obtenham maior lucratividade nos seus negócios”. A frase do presidente do Instituto da Transformação Digital, Paulo Kendzerski, resume o “Café da manhã com empresários” realizado nessa quinta-feira, no Restaurante Bom Tempero, em Santa Clara do Sul.

Promovido pelo governo municipal, o evento fez parte do programa Santa Clara Tem Valor, que visa à profissionalização dos setores econômicos locais. Mais de 50 empreendedores do município participaram do encontro, que abordou os impactos da transformação digital e da inovação no futuro das empresas. O evento teve a participação do diretor do Jornal A Hora, Adair Weiss, que mediou a conversa com os empresários.

Kendzerski informou que o processo de transformação digital está dividido em três elementos: a experiência do consumidor (oferecendo novas formas de contato e comunicação), processos operacionais eficazes, além de novos modelos de negócios e formas de medir resultados. “O cliente é a peça fundamental desse projeto. A estratégia precisa ser feita pensando na experiência dele”, destacou.

De acordo com o palestrante, as empresas estão se tornando cada vez mais presentes no ambiente digital, mas ainda pensam e agem de maneira analógica na maioria dos casos. “Muito se fala em transformação digital, mas poucos efetivamente estão fazendo alguma coisa de forma concreta, eficiente e na velocidade que o momento exige”, salientou.

Kendzerski observou que num processo de transformação digital, não existe um projeto único, liderado por um setor ou uma pessoa, mas sim uma decisão estratégica tomada pelo líder e que deve ser constante para a evolução das empresas. “Quem souber transformar dados em informação e comunicar de forma personalizada e na velocidade que o consumidor exige conseguirá acompanhar a evolução do setor”, enfatizou.

Um dos participantes do encontro foi o gerente da agência local do Branco do Brasil, Rudinei Thomas. Ele enalteceu a iniciativa do governo municipal de viabilizar um evento para tratar de um assunto tão pertinente no momento atual. “É importante falar sobre a questão digital e o rumo que ela vai tomar, para que os empresários possam se atualizar”, frisou.

Além do café da manhã voltado aos empresários, o assunto foi compartilhado com secretários, coordenadores e servidores do município no período da tarde, no Centro Administrativo. Em torno de 70 funcionários participaram da capacitação com o Paulo Kendzerski, que abordou como a transformação digital e a inovação podem melhorar a gestão pública e o atendimento aos cidadãos.