Estudo inédito sobre características locais

O Instituto Brasileiro de Bioeconomia (INBBIO) apresentou na última sexta-feira, dia 20, o resultado do levantamento inédito sobre dados municipais realizado em Santa Clara do Sul. A reunião ocorreu no auditório do Centro Administrativo, com a participação dos representantes da empresa e da equipe de governo. O objetivo foi traçar um panorama do município visando à implementação de políticas públicas ainda mais assertivas e adequadas às necessidades e realidades locais.

Contratado pelo governo municipal para desenvolver o trabalho, o INBBIO atuou durante oito meses no levantamento, processamento de dados e elaboração de relatórios técnicos sobre as características demográficas, ambientais e socioeconômicas do município. A apresentação foi realizada pelo presidente do Instituto, Omar Inácio Benedetti e pelo coordenador do projeto, Heinrich Hasenack.

Entre as informações estão a densidade demográfica e ocupação territorial, mapa dos recursos hídricos, divisão territorial, malha viária (estradas gerais, secundárias, terciárias e acessos), mapa do município com a delimitação das comunidades, mapa do uso da terra (solo e água), além de demarcar as áreas de proteção ambiental.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, a partir do levantamento, a administração municipal passa a ter um amplo banco de dados que permitirá decisões mais ágeis e eficazes, principalmente para a implantação do Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo do município. “Queremos ter dados atualizados sobre todo o território de Santa Clara do Sul para que possamos prestar serviços públicos cada vez melhores à população”, destaca.

O prefeito ainda enaltece a importância deste trabalho como ferramenta de desenvolvimento das áreas urbana e rural do município. “Também servirá como base para outros projetos a serem realizados futuramente na área de saneamento básico, visando um crescimento sustentável e equilibrado de Santa Clara do Sul”, enfatiza.

Alguns dados coletados no levantamento

- Área territorial: 86,44 km² (12,63% no perímetro urbano e 87,37% na zona rural)

- Precipitação média por ano: 1.616,6 mm

- Extensão total de cursos d’água: 205,23 quilômetros