Estudantes se formam no EJA de Ensino Médio

O sonho de concluir o segundo grau virou realidade para sete alunos que frequentaram o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para Ensino Médio em Santa Clara do Sul. A formatura da primeira turma de estudantes desse novo modelo de ensino oferecido no município ocorreu na sexta-feira, dia 9, no Salão Paroquial.

Sob o olhar atento e orgulhoso dos familiares e amigos, Berenice Teresinha Eckert, Franciele Luisa Beuren, Lisiane Ruschel, Luciane Beatriz Noll, Marcio Andre Rambo, Marines Terezinha Zang e Naiane dos Santos Gomes receberam o certificado de conclusão do curso no terceiro nível. O professor paraninfo foi Felipe Kuhn.

A diretora da Escola de Ensino Médio Definitivo, Ana Severo Reis, salientou a importância da parceria realizada com a administração municipal que viabilizou a concretização desse projeto. Destacou que nunca é tarde para quem busca ampliar os seus conhecimentos.

De acordo com o secretário da Educação, Gilmar Hermes, o projeto de EJA começou no município em 2006, quando se abriu a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental. Até 2014, em torno de 200 jovens e adultos haviam se formado no primeiro grau. Ele enalteceu a luta da administração municipal de ampliar esse projeto e também oferecer o EJA de Ensino Médio. “Apesar de ser uma responsabilidade do estado, o Executivo tomou a iniciativa de implantar esse projeto e hoje colhemos os frutos”.

Em nome da turma, a formanda Lisiane Ruschel agradeceu a todos que se dedicaram para que essa aspiração de receber o diploma de conclusão de curso se materializasse. Segundo ela, trata-se de um momento especial que abre horizontes profissionais e pessoais. Ainda ressaltou que todo o esforço valeu a pena e que muitos outros desafios estão por vir.

Também estiveram presentes o prefeito Inácio Herrmann; o comandante da Brigada Militar de Santa Clara do Sul, tenente Roque Cecin; a coordenadora do polo local, Amanda Rivero e as professoras Caroline Schnorr e Katia Sebastiani.

Saiba mais

As aulas são realizadas na modalidade de Educação à Distância (EaD), tendo uma noite presencial por semana (nas quintas-feiras) e o restante do curso realizado à distância. Além de todo o material didático, os estudantes têm acesso a uma plataforma digital na qual estão reunidos todos os conteúdos das disciplinas.

Os alunos usufruem de biblioteca e laboratório de informática para o desenvolvimento das atividades. Ainda são oferecidas aulas de reforço do conteúdo pelos professores. Os 63 estudantes que realizam o curso estão divididos em três níveis. A aula inaugural do projeto ocorreu em junho deste ano.

Fotos Rafael Simonis

Estudantes receberam o certificado de conclusão do segundo grau na última sexta-feira

Solenidade de formatura ocorreu no Salão Paroquial, localizado no centro da cidade

A formanda Lisiane Ruschel agradeceu em nome da turma