Estudantes retornam às aulas com novidades

Os alunos da rede municipal de ensino iniciaram as atividades escolares na semana passada, dia 19, com novidades. Entre as melhorias estão a reforma na estrutura dos colégios e o aumento do acervo bibliográfico. Cerca de 450 estudantes e 32 professores são beneficiados com a iniciativa municipal.

Conforme o secretário da Educação, Mauro Heinen, foram investidos R$ 112.851,29 em reformas e R$ 9.313,51 na compra de livros. “Seguindo a nossa missão de governo, que é viabilizar o desenvolvimento da comunidade, procuramos atender as principais demandas e necessidades dos alunos”.

Antecedendo o começo das aulas, professores, serventes e comunidade trabalharam juntos para organizar os espaços visando a uma boa receptividade dos estudantes. Aluna do 7º ano, Nicoly Konrath, 12 anos, ressaltou as melhorias feitas na Escola Frei Henrique de Coimbra, em Nova Santa Cruz, onde estuda desde o ano passado. “Gostei bastante. Mudou o piso e foi realizada a pintura. Tudo muito lindo”, observa.

Melhorias realizadas

- EMEF Frei Henrique de Coimbra, Nova Santa Cruz: substituição do assoalho por piso cerâmico; pintura interna; adaptações para acessibilidade em cada sala de aula.

- EMEF Sereno Afonso Heisler, Centro: reforma no piso cerâmico do refeitório; duas novas salas de aulas preparadas para receber novas turmas; instalação de um toldo na entrada lateral.

- Escola Willibaldo Both, Alto Arroio Alegre: novos computadores serão instalados no laboratório de informática; colocação de um toldo de acesso ao refeitório.

- EMEF Gustavo Seidel, Sampainho: toldo na entrada principal, para melhorar a segurança e a passagem dos estudantes e funcionários; academia ao ar livre é liberada para acesso de toda a comunidade.

Capacitações dos professores

A Secretaria de Educação desenvolveu momentos de capacitação para educadores da Emei Pequeno Mundo e das escolas municipais de ensino fundamental. Os encontros ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro, no Solar dos Lagos, em Cruzeiro do Sul, com períodos de integração, reflexão e conhecimento. Essa formação teve o apoio da Promotoria de Justiça de Lajeado e do Departamento de Assistência Social.

Segundo a coordenadora pedagógica municipal Edilaine Iensen, as capacitações possibilitaram trocas entre as educadoras, autoconhecimento, fortalecimento da equipe e motivação para o início do ano letivo. “Todos superaram e surpreenderam-se em suas expectativas. Iniciamos motivados e confiantes em fazer a diferença tanto na vida escolar quanto emocional dos alunos, compreendendo e respeitando melhor suas particularidades”, afirma.

Fotos Rafael Simonis

Escola Frei Henrique de Coimbra, em Nova Santa Cruz, foi uma das beneficiadas com as reformas

Secretaria da Educação desenvolveu momentos de capacitação para professores das escolas municipais