Escola será inaugurada em evento cívico

Programação mostrará investimentos feitos na área da educação e potencialidades locais

O dia 20 de setembro, que lembra a passagem da Revolução Farroupilha, será de atrações especiais para a comunidade santa-clarense. Afora o tradicional desfile cívico realizado pela rua central, que envolve todos os setores do município, haverá a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Turno Integral Professor Sereno Afonso Heisler.

Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Leandro Braun, a programação começará às 9h30min, com o desfile que retratará as potencialidades de Santa Clara do Sul. A saída será em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo e a chegada, no novo colégio municipal, na Avenida 28 de Maio. O tema deste ano é “Escola e Família de Mãos Dadas”.

Além de colégios e de entidades culturais, esportivas e sociais, participarão da caminhada as soberanas da Feira das Flores, parte dos agricultores do município, pais de alunos, cavalarianos e veículos da prefeitura. Outro destaque é a Banda Marcial Fortaleza, de Rio Pardo, que entoará ritmos alusivos à data comemorativa dos gaúchos.

Depois do desfile cívico, a atração será a inauguração da nova escola municipal. O investimento na estrutura passa de R$ 1 milhão, contando a compra do imóvel, que pertencia à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), e a reforma do prédio, que sediava o antigo colégio estadual.

Num primeiro momento, a escola atenderá alunos de quatro a seis anos que estudam na creche ou que são atendidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes. São cerca de 1,2 mil metros quadrados de área e uma estrutura física que conta com 17 salas de aula.

Demais atividades

O evento ainda terá atrações como mateada com a Ervateira Macedo, brinquedos infláveis, feiras do Produtor e de Artesanato, além de música ao vivo. No dia, a biblioteca municipal ficará aberta ao público.

Conforme o secretário municipal de Educação, Gilmar Hermes, o desfile é uma oportunidade para os colégios mostrarem parte do trabalho realizado durante o ano e das comunidades e entidades divulgarem potenciais do município. Quanto à Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, salienta que a obra representa um salto na educação e no desenvolvimento humano e social da população. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a inauguração.

Foto Rafael Simonis

Estrutura recebeu investimento superior a R$ 1 milhão da administração municipal