Escola completa um ano no Dia do Gaúcho

O atual cenário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sereno Afonso Heisler, localizada no centro da cidade, contrasta com a situação vivenciada alguns anos atrás. O prédio abandonado depois que o colégio estadual se transferiu para a nova estrutura, na Rua Coronel José Diel, deu lugar a uma das obras mais importantes para a população santa-clarense.


Assim que a administração municipal concretizou a compra da área de 1,2 mil metros quadrados pertencente à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), iniciou-se um processo de reformulação para transformar o local em mais um ponto de difusão da cultura e do saber no município. Em vez de vândalos com o objetivo único de depredar a estrutura, hoje o colégio recebe 153 crianças do pré-escolar ao 3º ano dispostas a estudar e ter um futuro promissor.


Neste domingo, em consonância com os festejos farroupilhas, a Escola Professor Sereno Afonso Heisler completa o primeiro ano de fundação. E são muitos os motivos para comemorar. O principal deles, o de oferecer educação em turno integral. “Desde a inauguração, realizada em 20 de setembro do ano passado, foram muitos avanços. Uma construção gradativa, numa parceria com os pais e a comunidade, que fortalece o vínculo escolar”, enfatiza o secretário da Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes.


Hermes propõe um projeto educacional inovador e renovador. Conforme ele, a intenção é criar um colégio diferenciado a partir do trabalho com projetos, uma vez que a Secretaria da Educação atua desde 2009 com essa metodologia. “Como bem apregoava Paulo Freire: todos aprendem com todos, num processo constante de interações”, observa o secretário, que agradece a todos que têm se envolvido no melhoramento da escola.


Em meio a uma estrutura totalmente reformada, os alunos enaltecem as condições pedagógicas oferecidas no colégio. Gabriel Bremm Johann, 7 anos, é um dos estudantes mais entusiasmados com a possibilidade de estudar numa escola que oferece turno integral. Assim, além da aula normal na parte da manhã, ele permanece no colégio à tarde para participar de atividades esportivas, lúdicas e pedagógicas. “Gosto de fazer tarefas de artes, reler livrinhos, jogar futebol e brincar com os amigos”, salienta o aluno do 2º ano.


Outro estudante que fica na escola no turno inverso ao escolar é João Pedro Wergutz, 9 anos. Enquanto os pais trabalham, ele aproveita para se divertir com os amigos e ampliar os seus conhecimentos em um espaço seguro. Entre as atividades preferidas estão as tarefas relacionadas à Matemática e confecção de fantoches. João também ressalta os novos brinquedos instalados no pátio interno do colégio. A estrutura conta com um playground, um gira-gira, um escorregador e um labirinto trepa-trepa. Tudo em prol do bem-estar dos alunos.


Avanços em parceria com os pais


De acordo com o presidente da Associação de Pais e Mestres (APM), Liceu Mohr, a família é fundamental na educação das crianças. Ele acredita que os pais valorizam muito mais o local onde seus filhos estudam quando participam efetivamente da sua construção estrutural e pedagógica. “A nossa associação conseguiu várias melhorias ao colégio, entre elas a instalação de brinquedos”. Pai da aluna Ingrid, 5 anos, que estuda no pré, ele destaca a possibilidade das famílias poderem ajudar na criação de um ambiente escolar de qualidade.


A diretora Analéia Corbellini menciona que o processo evolutivo depende de um diálogo aberto com os pais, que devem se sentir à vontade em conversar com a direção e professores visando à busca por melhorias no sistema educacional. “Acho que precisa haver uma sintonia entre secretaria, professores, pais e alunos”. Ela ainda cita a relevância do turno integral para evitar que as crianças fiquem ociosas no período extracurricular.


“Oferecemos oficina de arte, hora do conto, resgate das cantigas, dança, futebol, vôlei, música, jogos pedagógicos e outras atividades que integram os alunos no contraturno escolar”.


Investimento no prédio


Segundo o prefeito Fabiano Immich, a reforma do antigo colégio estadual, que se transformaria na Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, é uma das obras mais significativas do atual governo. “Afinal, ela beneficia de forma direta às nossas crianças, que são o futuro da cidade. Nada é mais importante do que investir nas pessoas”.


Immich recorda a luta do município para conseguir comprar a estrutura que pertencia à CNEC. “Mas todo o esforço valeu a pena. Hoje, temos uma escola-modelo na região que mantém as características estruturais da época em que foi construída, de forma voluntária, por moradores locais”. Ainda enaltece o fato dos pais terem um local seguro para deixarem seus filhos enquanto trabalham. “Educação é uma das prioridades do nosso governo”.


O investimento do Executivo na obra superou a cifra de R$ 1,4 milhão, desde a compra do imóvel até a reestruturação de todo o prédio e a aquisição do mobiliário. Em outubro de 2014, o colégio começou a atender crianças de quatro a seis anos transferidas da creche municipal. Em 23 de fevereiro deste ano, a escola também passou a oferecer Ensino Fundamental até o 3º ano. E em 2016, a intenção é ampliar as aulas até o 4º ano. Hoje, o educandário possui dez professores e cinco funcionários que atendem 153 estudantes.


Fotos Rafael Simonis



Administração municipal investiu mais de R$ 1,4 milhão para comprar o imóvel, reformar todo o prédio e adquirir o mobiliário

Alunos comemoram o primeiro ano de fundação do colégio nos brinquedos instalados recentemente no pátio escolar

14 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon