Empresas organizam coleta de embalagens de agrotóxicos

Com o objetivo de proporcionar um destino adequado a materiais que podem contaminar o meio ambiente e causar problemas à saúde humana, os departamentos de Agricultura e Meio Ambiente promoverão a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos nos dias 22 e 23 de abril.

Serão 32 pontos de coleta (veja no box), abrangendo todas as comunidades. O recolhimento será feito pelas empresas Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sob a coordenação da Fundação Pró-Rio Taquari e acompanhamento do governo municipal.

É essencial que o produtor se atente ao processo da tríplice lavagem, que deve ser realizado nas embalagens logo após o uso da última dose do agrotóxico. O agricultor deve esvaziar todo o conteúdo no pulverizador, adicionar um quarto de água ao recipiente, tampar bem, agitar por 30 segundos e despejar a água no tanque do pulverizador, repetindo o procedimento por três vezes.

Após a lavagem, o recipiente deve ser inutilizado (perfurar o fundo) e armazenado em local coberto até o momento da coleta. Já as tampas das embalagens precisam ser retiradas e guardadas separadamente. Isso possibilitará que os recipientes sejam reciclados e transformados em novos produtos, como embalagens de lubrificantes, caixas de luz e bateria, canos e bombonas de plástico.

Conforma a bióloga Dalila Welter, o uso incorreto e o descarte inadequado dessas embalagens oferecem graves riscos ao meio ambiente e à saúde humana, causando contaminações no solo, na água e no ar. “Por isso, a importância da participação de todos os produtores, que assim estarão contribuindo para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”. Mais informações pelo telefone 3782-2250 ou pelo e-mail ma@santaclaradosul.rs.gov.br.

Roteiros de coleta

Dia 22/04

- Nova Santa Cruz: Pedro Gabriel, 8h; Rogério Franz, 8h30min; Sociedade São José, 9h; Sociedade Cruzeiro, 9h30min; Camilo Johann, 10h.

- Chapadão: Sociedade Sercha, 10h30min.

- Picada Stump: Flávio Mallmann, 11h.

- Alto Arroio Alegre: Lauro Arnaldo Scheibler, 13h30min; Salão Comunitário de Alto Arroio Alegre, 14h; Cancha de Bocha Darci Locatelli, 14h30min.

- Linha Serrana: Salão Comunitário de Linha Serrana, 15h.

- Sampainho: Erno Kronbauer, 15h30min; Ilson Schmidt, 15h45min; Igreja Católica, 16h15min; Sociedade ASER Sampainho, 16h30min.

Dia 23/04

- Sampaio: Cancha de Bocha Dário Sthall, 8h; Ingo König, 8h30min; Paulo Maehler, 8h45min; Ilson Sell, 9h; Pavilhão APSAT, 9h15min.

- Sampainho: Aloisio Heisler, 9h45min.

- Picada Santa Clara: Sociedade XV de Novembro, 10h; Edolar Luft, 10h30min.

- Picada Passo Fundo: Alcido Kaulfuss, 11h.

- Rua das Flores: Julião Jung, 13h30min; Irton Irineo Konrath, 14h.

- São Bento: Marino Johann, 14h30min; Pavilhão ERS-413, 14h45min.

- Sede: Egídio Siebeneichler, 15h; Sinésio Wickert, 15h30min; Renato Beuren, 16h; Parque de Máquinas da Prefeitura, 16h30min.

É essencial que o produtor faça o processo da tríplice lavagem nos recipientes

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS