EJA de Ensino Médio forma 1ª turma em dezembro

O projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para Ensino Médio formará a primeira turma de alunos no dia 9 de dezembro, às 20h, no Salão Paroquial. A data foi definida nesta semana pela Escola Definitivo, responsável pelas aulas, junto com o município. Na oportunidade, oito estudantes que frequentam o terceiro nível receberão o certificado de conclusão do segundo grau.

As aulas são realizadas na modalidade de Educação à Distância (EaD), tendo uma noite de aula presencial por semana (nas quintas-feiras) e o restante do curso realizado à distância. Além de todo o material didático, os alunos têm acesso a uma plataforma digital na qual estão reunidos todos os conteúdos das disciplinas.

Os alunos usufruem de biblioteca e laboratório de informática para o desenvolvimento das atividades. Ainda são oferecidas aulas de reforço do conteúdo pelos professores. Os 64 estudantes que realizam o curso estão divididos em três níveis. O primeiro é formado por 34 estudantes, o segundo tem 22 e o terceiro, oito.

A aula inaugural do projeto ocorreu em junho deste ano. Passados quatros meses de capacitação, a iniciativa do Executivo entusiasma os alunos. É o caso da moradora de Nova Santa Cruz, interior do município, Rosani Maria Rambo Theves, 49 anos. Ela destaca a oportunidade de poder retomar os estudos depois de 31 anos longe das salas de aula. “Eu aguardava por esse momento, que é uma forma de abrir ainda mais os nossos horizontes”, salienta a estudante, cujo sonho é cursar Psicologia.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, o projeto de EJA para Ensino Médio é fundamental aos alunos, que assim têm a possibilidade de criar novas expectativas pessoais e profissionais.

Hermes acrescenta que Santa Clara é um dos poucos municípios do estado que oferece essa modalidade de ensino por meio de parceria público-privada. “Por isso, a importância de a comunidade aproveitar essa chance de ampliar seus conhecimentos e ir em busca de novos desafios”.

O prefeito Inácio Herrmann salienta que o projeto de EJA para Ensino Médio mostra a preocupação do governo com a educação do município. “Ao investirmos no ensino estamos pensando no desenvolvimento da nossa cidade. Pois um município forte se constrói junto com as pessoas”.

Matrículas abertas

Os interessados em se matricular nas próximas turmas, ao mesmo valor praticado em 2016, devem se inscrever até 30 de novembro. O início das aulas será imediato, com possibilidade de ocorrer ainda em novembro deste ano. Também existe a opção de inscrição por disciplinas. Mais detalhes na Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, das 14h às 19h, nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, ou pelo fone (51) 8941-0734.

Fotos Divulgação

Formatura está programada para o dia 9 de dezembro, às 20h, no Salão Paroquial

Sessenta e seis estudantes realizam o curso, divididos em três níveis