Divulgada programação da feira do livro

Biblioteca itinerante, jornal das escolas e mostra pedagógica são atrações confirmadas

A programação da 13ª Feira do Livro e 6ª Mostra Pedagógica foi apresentada à imprensa, autoridades e população na quarta-feira, 28 de maio, dia que marca o combate vitorioso dos colonos santa-clarenses sobre os maragatos dentro da Guerra dos Farrapos. O lançamento começou no Centro Administrativo e se encerrou no Salão Paroquial, onde teve show do grupo musical Vozes do Sul e peça teatral “Papelito: em Busca da Boa Leitura”, além de atividades relacionadas ao Dia do Desafio.

Com o tema “Leitura: a Bola da Vez”, a feira do livro deste ano ocorrerá de 9 a 11 de julho, no Clube Centro de Reservistas. Em torno de 15 mil obras serão expostas pela Livraria Armazém, de Estrela. A patronesse é a escritora de literatura infanto-juvenil e contadora de histórias, Léia Cassol, de Porto Alegre. Também haverá a palestra dos escritores Sérgio Napp e Angélica Rizzi, apresentação de peças teatrais, jogos educativos, show de talentos locais, apresentações musicais e o 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, apresentou as novidades deste ano. Entre as atrações está uma biblioteca itinerante instalada dentro de um ônibus que circulará pela cidade para vender livros. Outro destaque é o lançamento do jornal das escolas. Trata-se de uma publicação semestral na qual os colégios poderão divulgar as ações desenvolvidas com os alunos.

De acordo com o prefeito Fabiano Immich, estimular a cultura e educação por meio de ações como a feira do livro é importante para o desenvolvimento do município. Ainda aproveitou para divulgar dado da pesquisa encomendada pelo Executivo que aponta que em torno de 90% da população de Santa Clara do Sul é feliz. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Não tem obra ou investimento que supere esse tipo de indicar”, comemorou.

Mostra pedagógica

Em paralelo à feira haverá a mostra pedagógica que envolverá os cinco municípios do G8 – Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Progresso, Canudos do Vale e Cruzeiro do Sul – que participam do programa de formação de professores realizado na Faculdade La Salle, em Estrela. Na oportunidade, cada cidade mostrará o conteúdo desenvolvido com os estudantes a partir da capacitação que tratou da relação entre família e escola.

Declamação e Criação de Poesias

O coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Leandro Braun, informa que no evento serão divulgados os vencedores do 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias, que é realizado dentro do programa Santa Clara Mais Leitor. O projeto visa à leitura correta e à interpretação de textos, de modo que instigue o senso crítico da população.

Toda a comunidade pode participar do projeto, que começou no dia 28 de maio e se encerra na feira do livro. O tema proposta é “Leitura: a Bola da Vez”. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal e na Secretaria de Educação.

Quarta-feira, dia 09/07

19h – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica;

19h30min – Abertura da 13ª Feira do Livro e apresentação da patronesse da feira: Léia Cassol;

Premiação do concurso de poesias;

20h30min – Apresentação do grupo musical “The Teachers”.

Quinta-feira, dia 10/07

8h30min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica;

Apresentação de talentos locais;

9h – Primeira sessão do espetáculo teatral “Tio Gordo e a Carta Misteriosa”;

9h45min – Apresentação local da banda “Sons e Energia”;

10h30min – Histórias cantadas com Léia Cassol;

13h30min – Histórias cantadas com Léia Cassol;

14h20min – Apresentação da banda Sons e Energia;

15h – Segunda sessão do espetáculo teatral “Tio Gordo e a Carta Misteriosa”;

19h30min – Espetáculo teatral “Quando Chegar a Hora”;

20h30min – Sarau cultural com apresentações de talentos locais: Banda SCS, Grupo Vozes do Sul, grupo teatral Sobreviventes do Riso, grupos de danças do Departamento Cultural.

Sexta-feira, dia 11/07

8h15min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica do G8;

8h30min – Espetáculo teatral “Quando Chegar a Hora”;

9h30min – Apresentações culturais intermunicipais;

11h – Palestra com o escritor Sérgio Napp;

13h30min – Sarau Poetinhas Iluminados com escritora Angélica Rizzi;

15h – Palestra com o escritor Sérgio Napp.

Fotos Rafael Simonis

Peça teatral “Papelito: em Busca da Boa Leitura” realçou importância das pessoas manterem o hábito de ler

Público interagiu com as atividades que marcaram o lançamento da feira do livro

Grupo musical Vozes do Sul foi uma das atrações do evento