Dia D de vacinação contra Sarampo é neste sábado

O Dia D de vacinação contra o Sarampo ocorre neste sábado, dia 30, quando se encerra a segunda etapa da campanha. A Unidade Básica de Saúde atenderá das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. De segunda a sexta-feira, por sua vez, a imunização é feita das 8h às 12h e das 13h às 17h30min. É necessário apresentar a Carteirinha de Vacinação.

A campanha é voltada para adultos com até 29 anos de idade. Mesmo assim, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos também podem se imunizar e revisar a carteira de vacinação nesse período. Durante a campanha também será aplicada a vacina contra a Febre Amarela e as demais imunizações previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de 5 anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Contato da saúde

A Unidade Básica e a Secretaria Municipal da Saúde contam com um novo contato telefônico desde o ano passado. Trata-se do 51 3782-2266, que passou a ser o número principal para quem busca informações e serviços relacionados à saúde.