“Dia D” de vacinação contra gripe é neste sábado

A Secretaria Municipal da Saúde programou para este sábado, 4 de maio, o “Dia D” de vacinação contra a gripe. A Unidade Básica de Saúde funcionará das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. De segunda a sexta-feira, por sua vez, a aplicação é feita das 8h45min às 12h e das 13h às 17h30min.

São imunizados idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e puérperas de até 45 dias. Neste ano, a meta é vacinar em torno de 90% da população de cada grupo prioritário, tendo 1,7 mil doses disponíveis no município. A campanha se estende até 31 de maio.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1; influenza A e influenza B), reduzindo as complicações que induzem a casos graves da doença, evoluindo para internações ou até mesmo óbitos. A vacinação também será realizada nos grupos de saúde nas comunidades, em pessoas acamadas e dependentes por meio de visitas da equipe de saúde da família. É essencial a apresentação das carteiras de vacinas.