“Dia D” de vacinação contra a gripe ocorre sábado

A Secretaria Municipal da Saúde começou nessa segunda-feira, dia 25, a campanha de vacinação contra a gripe. São imunizados idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e mulheres com pós-parto de até 45 dias. Em adultos, a dose é única e para as crianças são feitas duas aplicações.

Neste ano a meta é vacinar 1.503 pessoas no município durante a mobilização, que segue até 20 de maio. O “Dia D” está programado para este sábado, 30 de abril, quando a Unidade Básica de Saúde atenderá das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. No mais, a imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min. Em torno de 800 doses estão disponíveis para Santa Clara do Sul nesta semana.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1; influenza A e influenza B), reduzindo as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Todos os grupos de idosos e pessoas acamadas do município serão visitados pela equipe da secretaria.

Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum e podem incluir febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, fadiga, diarreia e vômito.

Para se proteger, a indicação é a prevenção. Tomar a vacina, lavar sempre as mãos com água e sabão e andar com álcool gel. Também é importante deixar os ambientes ventilados.

Foto Rafael Simonis

Campanha começou nessa segunda-feira e se estende até 20 de maio no município