Daer apoia construção de ciclofaixa na 413

O superintendente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de Lajeado, Luciano Faustino da Silva, garantiu apoio à iniciativa da administração municipal de Santa Clara do Sul de construir uma ciclofaixa em 3,5 quilômetros da ERS-413, desde a rótula da Avenida Emancipação até a divisa com Lajeado.

A parceria do órgão estadual foi confirmada na manhã dessa quarta-feira, no Centro Administrativo, durante audiência realizada com o prefeito Fabiano Immich; secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Márcio Haas e secretário de Administração e Planejamento, Eduardo Johann.

Conforme o superintendente, o Daer está disposto a auxiliar o município na formatação do projeto, além de acompanhar a obra e fazer os acabamentos necessários assim que o Executivo iniciar a construção da ciclofaixa. “Apoio plenamente essa proposta do governo municipal, pois a obra daria mais segurança às pessoas que precisam caminhar no trecho”.

Nesta quinta-feira, dia 23, ocorre uma reunião no Setor de Engenharia do Daer, em Porto Alegre, para discutir a alteração no projeto original. Em vez de acostamento, o órgão estadual sugere a construção de uma ciclofaixa. “Os engenheiros da prefeitura buscarão informações técnicas para fazer essa adequação”, salienta Immich, que está otimista quanto à possibilidade de haver uma parceria com o estado para realizar a obra.

Immich e Haas tiveram um encontro com o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, em Porto Alegre, na semana passada, quando reivindicaram a participação do governo do estado no projeto. Hoje, há uma circulação diária de 2,6 mil veículos na ERS, conforme levantamento da Polícia Rodoviária Estadual de Cruzeiro do Sul, responsável por fiscalizar a rodovia.

Foto Rafael Simonis

Superintendente do Daer de Lajeado (d) esteve no Centro Administrativo nessa quarta-feira