Curso prepara jovens ao mercado de trabalho

Com o intuito de oportunizar alternativas de desenvolvimento pessoal e profissional aos jovens de Santa Clara do Sul, o governo municipal implementou o Programa de Qualificação da Juventude em julho deste ano.

E o primeiro resultado deste trabalho foi comemorado nessa quinta-feira, dia 5, no Salão Paroquial, quando ocorreu a solenidade de formatura dos 59 jovens do município que participaram do curso de formação ministrado pelo Senac Lajeado.

Os estudantes foram divididos em três módulos, cada um com 75 horas de duração. O primeiro abordou assuntos relacionados a “Preparação para o mundo do trabalho”, “Atendimento ao cliente”, “Relacionamento interpessoal”, “Comunicação e expressão”. O segundo módulo tratou de “Rotinas comerciais”, “Matemática financeira”, “Formação do preço de venda e negociação” e “Técnicas de vendas”. Já o terceiro enfocou “Empreendedorismo”, “Práticas da qualidade” e “Liderança”.

Coordenado pela Secretaria da Educação, em parceria com o Conselho da Juventude, o programa de qualificação recebeu um investimento municipal de R$ 32 mil nessa primeira etapa. Toda a capacitação foi oferecida de maneira gratuita aos estudantes.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o programa é uma oportunidade importante de capacitação aos alunos do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental. “Além de ampliarem as suas competências profissionais, os cursos estimulam o empreendedorismo e conectam o ambiente escolar ao mercado de trabalho”, observa.

O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Carlos Henrique da Silva Müller, 15 anos, participou do módulo sobre “Rotinas comerciais”, “Matemática financeira”, “Formação do preço de venda e negociação” e “Técnicas de vendas”. Morador de Sampainho, interior do município, ele aprovou a iniciativa do governo municipal e pretende continuar participando do programa. “Gostei principalmente das informações sobre nota fiscal, formação de preço e os trabalhos sobre vendas. Até tinha aplicativo para certos conteúdos”, frisa.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, o programa de qualificação está alinhado com o propósito de governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. “Santa Clara do Sul deve ser um lugar onde as pessoas possam concretizar os seus sonhos. E é com esse intuito com implementamos essas capacitações. Que bom que esses jovens entenderem a importância de se qualificaram e aproveitaram essa oportunidade”, enaltece.

Kohlrausch ainda salientou a criação de três conselhos municipais com o objetivo de viabilizar uma maior participação da comunidade nas ações de governo, entre os quais o da Juventude. “A ideia é proporcionar um modelo cada vez mais societal de gestão, que permita esse envolvimento da população”, salienta.

O prefeito adianta que o programa de qualificação não apenas terá continuidade em 2020 como deverá ser ampliado, beneficiando desde jovens à terceira idade. “Turismo, tecnologia da informação, análise de dados e gastronomia estão entre os temas que devem ser trabalhados no ano que vem. Nossa função enquanto gestor público é oportunizar que a nossa comunidade consiga evoluir e seja feliz em Santa Clara do Sul”, ressalta.