Cross Country: adrenalina sobre duas rodas

Terceira etapa do campeonato gaúcho atrai centenas de pessoas à pista dos Dessoy

Os roncos dos motores voltaram a ecoar forte pelo município neste sábado. Ainda cedo, pilotos de várias regiões do estado começaram a se instalar na pista dos Dessoy, que mais tarde seria palco de muita emoção, velocidade e adrenalina na terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Cross Country.

O relógio marcava cerca de 9h quando as motos passaram a ser dispostas para o treino de reconhecimento do trajeto, cujo momento nevrálgico seria a subida e descida do morro dos Wickert. Era o sinal de que as centenas de pessoas que aproveitaram o dia de sol para assistir às provas ganhariam uma recompensa eletrizante.

Mais de 80 pilotos do Rio Grande do Sul, entre eles atletas de Santa Clara do Sul e de outros municípios do Vale do Taquari, disputaram a competição, que pela primeira vez ocorreu na Cidade das Flores. Foram nove categorias: XC1, XC2, XC3A, XC3B, XC4, XC5, XC6, trilheiros importadas e trilheiros nacionais. Cada uma teve duas baterias.

Entre os pilotos santa-clarenses estiveram integrantes do grupo de trilheiros Treck Machin, que foi o responsável em realizar o evento. Destaque para Juliano Wilgen, Carlos Nonnenmacher e Celso Weber. Outra atração foi o atleta local Charles Fischer, que terminou a primeira bateria na segunda posição da categoria XC6 e em primeiro lugar na trilheiros nacionais. Na segunda bateria, por sua vez, terminou na terceira posição na categoria XC6 e novamente foi o vencedor na trilheiros nacionais.

Os amigos Felipe Dessoy, 19 anos, e Antônio Carlos de Paula, também aproveitaram para participar da disputa. “Porém, nosso forte não é a resistência, como exige esse tipo de prova”, salienta Dessoy, que corre há seis anos e ocupa o quarto lugar no Campeonato Regional Centro-Serra de Veloterra na categoria estreantes 230cc, onde tem a companhia do irmão Eduardo, 23 anos, que no momento se recupera de uma cirurgia de joelho.

A próxima etapa do Campeonato Gaúcho de Cross Country está prevista para este domingo, em Farroupilha. O evento em Santa Clara do Sul teve o apoio da Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro, da Federação Gaúcha de Motociclismo e da Administração Municipal.

Relatório de Passagem – Bateria 1

2º lugar – VANDO LUIS SCHMITZ;

3º lugar – LUIZ ANTONIO CAMARGO;

Fotos Rafael Simonis

Entre os pontos críticos da prova de sábado estiveram a subida e a descida do morro dos Wickert

Pilotos deram um show de saltos, velocidade e técnica na pista dos Dessoy, no centro da cidade

Centenas de pessoas acompanharam a competição, que volta a ter etapa neste domingo, em Farroupilha