Copinha inicia nesta sexta com 1,6 mil atletas

Reconhecida como uma das principais competições de base do sul do país, a Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil chega à terceira edição nesta sexta-feira, dia 16, quando ocorre a abertura oficial no campo do Santa Clara FC, a partir das 17h. Antes disso, às 16h30min, as equipes desfilam pela Avenida 28 de Maio, centro da cidade, partindo do Clube Centro de Reservistas em direção ao local do evento. Também está programado um jogo inaugural.

Neste ano, a Copinha reúne em torno de 1,6 mil crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. A realização é da Prefeitura de Santa Clara do Sul e do Planeta Bola Eventos, com patrocínio da Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs). Os atletas estarão acompanhados por cerca de 400 dirigentes – a maioria sendo professores de Educação Física e treinadores de futebol – e por familiares. Ainda é aguardado um público espectador estimado em cinco mil pessoas.

Pela primeira vez, um time estrangeiro disputará uma competição no município. Trata-se do Juventude de Canelones, que virá do Uruguai para participar do campeonato que se estenderá até o dia 22. Outro destaque é a presença de representantes de São Paulo (Desportivo Brasil) e do Pará (Industrial AC), além de equipes do Rio Grande do Sul, totalizando 82 times.

O coordenador municipal de Esportes, Mauro Heinen, cita que o evento se tornou uma marca de Santa Clara do Sul. “A população aguarda ansiosa pelo seu início. Por ser realizado no período de recesso escolar e férias de muitos trabalhadores, a competição serve, ainda, como uma opção de lazer para as famílias que visitam nossa cidade, assim como ao público local”. Heinen destaca que além de um estímulo ao esporte, a copa serve de vitrine para jovens atletas.

A segunda edição do evento, disputada em 2014 numa parceria com a Fundergs, foi considerada um sucesso pelas equipes (atletas, professores e pais), apoiadores e população de Santa Clara do Sul. A competição também movimentou o comércio local, que em alguns casos teve um acréscimo de 15% nas vendas de produtos, sobretudo nas áreas gastronômica e de material esportivo. Além disso, muitos empregos temporários foram gerados.

Na ocasião, o município recebeu 66 equipes e cerca de 1,3 mil atletas vindos de diversas partes do estado e do sul do país. Foram disputados 137 jogos e marcados 491 gols. O evento atraiu um público estimado em 4 mil pessoas.

Cronograma de 2015

Dia 16/01/2015 – Chegada das equipes, desfile e abertura oficial;

Dia 17/01/2015 – Início dos jogos – 1ª rodada da 1ª fase;

Dia 18/01/2015 – 2ª rodada da primeira fase;

Dia 19/01/2015 – 3ª rodada da primeira fase;

Dia 20/01/2015 – Início da segunda fase, quartas-de-final;

Dia 21/01/2015 – Início da terceira fase, semifinais;

Dia 22/01/2015 – Finais de todas as categorias.

Como funciona a competição

O evento será composto por seis categorias: 2002, 2001, 2000, 1999, 1998 e 1997. As equipes serão distribuídas dentro de suas respectivas categorias, sendo novamente divididas em chaves, nas quais se classificam para as quartas-de-final as oito melhores.

Será feito um ranking dos times do 1º ao 8º lugar, cruzando em jogo único o 1º colocado com o 8º, o 2º contra o 7º, o 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º colocado. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis. Da mesma forma, os semifinalistas se enfrentarão em um jogo único para ver quem fará a grande final do torneio.

Sedes das partidas

Campo 1 – Santa Clara FC, no Centro: sediará seis rodadas, entre elas a abertura e a decisão.

Campo 2 – Clube Esportivo, 1,3 km do Centro: sediará cinco rodadas até a fase semifinal.

Campo 3 – EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz, 5 km do Centro: sediará quatro rodadas até as quartas-de-final.

Campo 4 – ASER Sampainho, 9 km do Centro: sediará quatro rodadas até as quartas-de-final.

Campo 5 – EC São José, de Nova Santa Cruz, 4 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória.

Campo 6 – Sercha, de Chapadão, 12 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória.

Campo 7 – EC Canarinho, 5 km do Centro: sediará de três a quatro rodadas até a fase classificatória.

Sexta-feira, dia 16 de janeiro:

7h às 12h – Chegada das delegações;

12h às 14h – Almoço;

15h – Congresso técnico;

16h30min – Desfile na Avenida 28 de Maio;

17h – Abertura do evento no campo do Santa Clara FC;

18h – Jogo de abertura;

19h às 21h – Jantar.

Foto Rafael Simonis/Arquivo

Bola começa a rolar nesta sexta-feira, às 18h, em partida isolada que abre a competição