Convênio prevê R$ 400 mil ao município

Recurso federal será usado para desenvolver atividades que atendem desde crianças a idosos

O Executivo assinou convênio com o governo estadual, na semana passada, que garante Santa Clara do Sul entre os 23 municípios do Rio Grande do Sul beneficiados com o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC). Serão R$ 400 mil para o desenvolvimento de ações voltadas à prática de futebol, vôlei, atletismo, dança, ginástica e caminhada. O projeto atenderá desde crianças a partir dos cinco anos até idosos, totalizando em torno de 400 pessoas.

Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Esportes, Mauro Heinen, o programa terá a duração de 20 meses e será gerido por um coordenador de núcleo e até seis agentes sociais a serem contratados pela Secretaria do Esporte e do Lazer (SEL). Os beneficiários receberão camisetas do PELC para sua identificação, material esportivo, material permanente e recursos para eventos (que deverão ocorrer a cada mês nos núcleos).

A expectativa é de que o projeto seja viabilizado pela SEL antes das eleições. “Estou muito feliz com essa conquista. A prefeitura não terá custo algum, tudo será pago pelo governo federal”, menciona Heinen. “Será uma forma de ampliar o trabalho já desenvolvido com a comunidade”, complementa.

No sábado, dia 26, a secretária adjunta do Esporte e do Lazer no RS, Tania Antunes, esteve em Santa Clara do Sul para divulgar o PELC junto com o diretor de assuntos comunitários da secretaria, Geraldo Pereira de Matos Filho, popularmente conhecido por Mazzaropi, ex-goleiro do Grêmio.

Depois de serem recebidos pelo prefeito Fabiano Immich, pelo secretário municipal de Obras, Marcio Haas e pelo coordenador de Esportes, Mauro Heinen, além de integrantes do Consulado Imortais, a dupla se deslocou ao campo do Santa FC, onde era disputado o 4º Festival de Minivôlei, para anunciar Santa Clara do Sul entre os contemplados.

Tania enalteceu a importância do esporte na vida das crianças e o esforço da administração municipal em garantir o programa à população local. Ainda falou da iniciativa da Secretaria do Esporte e do Lazer do estado em ir ao encontro da comunidade e diagnosticar as suas necessidades.

De acordo com o prefeito, a conquista desse recurso é resultado do trabalho do Departamento Municipal de Esportes. Garantiu que o Executivo desenvolverá o programa da melhor maneira possível, viabilizando atividades que favoreçam não apenas a saúde e o bem-estar da população, mas ajudem a formar cidadãos. O PELC é uma iniciativa do Ministério do Esporte e totalizará um investimento superior a R$ 19 milhões ao Rio Grande do Sul.

Foto Rafael Simonis

Secretária adjunta e diretor da Secretaria do Esporte e do Lazer do RS divulgaram programa no município e receberam demandas locais