Conselhos municipais ampliam participação da comunidade nas decisões de governo

Criar e fortalecer conselhos municipais para viabilizar uma maior transparência e uma participação mais assídua da comunidade nas decisões de governo. Este tem sido um dos projetos desenvolvidos pela administração municipal desde o ano passado, objetivando a migração para a um modelo mais societal de gestão.


Em um ano e meio de governo, três conselhos foram criados no município. O primeiro deles em 2017, voltado ao Desenvolvimento Econômico e Social, dentro da proposta do Programa Santa Clara Tem Valor. Já neste ano houve a criação de outros dois conselhos: o de Segurança Pública e o da Juventude.


O conselho mais recente é o da Juventude, cuja primeira reunião ocorreu dia 13 de junho, nas dependências do Centro Administrativo. Efetivada pela Lei Municipal Nº 2308, de 3 de maio de 2018, a entidade atuará na criação e implementação de políticas públicas voltadas a proteger, capacitar e gerar oportunidades aos jovens.


De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, é nos jovens que são depositadas as maiores esperanças por um mundo melhor. “Por outro lado, é também nesse segmento, de 16 a 29 anos, que infelizmente está a maior ocorrência de problemas como alcoolismo, uso de cigarros e drogas, acidentes de trânsito e desemprego. Por isso, a importância do conselho”, menciona Heinen, ressaltando a necessidade da juventude se tornar cada vez mais protagonista na sociedade.


Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Vianei Beuren, esse meio de ligação entre a sociedade e o governo municipal é muito importante, pois permite a troca de informações e a definição de demandas que atendam ao interesse da comunidade.


O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, por sua vez, envolve representantes dos setores da indústria, comércio e serviços do município e tem o papel principal de auxiliar na definição de estratégias visando ao fortalecimento econômico dos empreendimentos locais e, consequentemente, do governo municipal. “Isso é muito importante para que nosso município se desenvolva ainda mais”, salienta o presidente do conselho, Edson Thomas.


O prefeito Paulo Kohlrausch destaca que o envolvimento social é imprescindível para o exercício da cidadania. “O contato dos cidadãos com a esfera pública, em todos os seus âmbitos, aproxima-os de processos, ações e políticas públicas que dizem respeito às suas vidas e impactarão diretamente no seu cotidiano”, enfatiza.


Saiba mais


Os conselhos são órgãos de caráter deliberativo e consultivo, tendo por função principal promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, auxiliando nas ações diretas e indiretas do governo. Também são canais de comunicação com a população por meio de seus representantes.


Foto Rafael Simonis



Em um ano e meio, três conselhos foram constituídos: o de Desenvolvimento Econômico e Social (foto), o de Segurança Pública e o da Juventude

43 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon