Conselho Tutelar fará blitz contra as drogas

Equipe distribuirá folhetos educativos e ímãs de geladeira na Avenida 28 de Maio


Uma programação especial marcará a passagem do Dia Internacional de Combate às Drogas, lembrado em 26 de junho, no município. O Conselho Tutelar fará uma blitz educativa em frente à Igreja Matriz, na Avenida 28 de Maio, em que distribuirá folhetos orientando sobre a prevenção e ímãs de geladeira com contatos úteis, sobretudo para casos de emergência.


A ação ocorrerá das 10h às 14h, com apoio da Brigada Militar, do Departamento de Assistência Social e de representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de Lajeado. No dia todos os funcionários públicos estarão identificados com um crachá relacionado ao tema.


Entre os objetivos está a luta pela valorização da vida para a construção de uma sociedade mais digna e fraterna, além da conscientização de alunos, pais, professores e toda a comunidade sobre os efeitos maléficos causados por essas substâncias à vida humana nos aspectos físico, psíquico e social.


Segundo as conselheiras tutelares, o evento dará sequência ao projeto “Prevenção Ao Uso de Drogas” iniciado em 2013, quando a entidade desenvolveu um estudo inédito no município para identificar o nível de conhecimento dos jovens em relação às drogas e os principais pontos que requerem atuação dos órgãos públicos.


Na oportunidade foram aplicados questionários nas escolas municipais Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz e Willibaldo Both, de Alto Arroio Alegre, bem como no Colégio Estadual Santa Clara, situado no centro da cidade. O público-alvo foram alunos desde o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.


Entre 518 crianças e adolescentes que responderam o questionário composto por 19 perguntas, 41 (em torno de 8%) disseram já ter experimentado algum tipo de droga. Quanto ao grau de informação que possuem sobre o tema, 43% acreditam ser apenas mediano. No questionamento que trata dos motivos que levam alguém a consumir drogas, 41% responderam se tratar de uma questão de curiosidade, 32% devido a problemas e 16% por influência dos amigos. E 35% dos entrevistados apontam que a melhor forma de se manter afastado é por meio do apoio familiar.


O levantamento foi realizado pelas conselheiras tutelares Cátia Marcela Jung, Valci Lenhardt Lermen, Júlia Paula Zanatta Grancke, Carla Juliana Campiol Schmidt e Andréia Teresinha da Silva Henzel, numa parceria com as escolas, secretarias municipais de Educação e de Saúde, administração municipal, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Brigada Militar.



Trabalho infantil


Outro projeto do Conselho Tutelar, iniciado na semana passada, visa engajar a comunidade na luta contra o trabalho infantil. Para tanto, visitas serão feitas aos estabelecimentos do município para orientar sobre o tema e a legislação pertinente. A ação tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Centro de Referência de Assistência Social, do Departamento de Assistência Social e da Brigada Militar.


Hoje, a idade mínima legal permitida para o trabalho no Brasil é de 16 anos. A exceção são crianças e adolescentes de 14 e 15 anos que atuarem na condição de aprendizes, desde que as empresas contratantes estejam totalmente adequadas para esse tipo de sistema. Mais de cinco milhões de jovens entre cinco e 17 anos de idade trabalham no país, segundo pesquisa recente do IBGE.



Foto Rafael Simonis



Conselheiras tutelares organizam ação para a próxima quinta-feira, dia 26, no centro da cidade

6 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon