Município passa a contar com o Conselho da Cultura

Criar e fortalecer conselhos municipais para viabilizar uma maior transparência e uma participação mais assídua da comunidade nas decisões de governo. Este tem sido um dos projetos desenvolvidos pela administração municipal desde o início do governo.

Quatro conselhos foram criados no município na atual gestão. O primeiro deles em 2017, voltado ao Desenvolvimento Econômico e Social, dentro da proposta do Programa Santa Clara Tem Valor. Já no ano passado houve a criação de outros dois conselhos: o de Segurança Pública e o da Juventude.

E o conselho mais recente é o da Cultura, cuja primeira reunião ocorreu nesta segunda-feira, dia 11, nas dependências do Centro Administrativo. Composta por membros do Executivo e de segmentos culturais do município, a entidade atuará na criação e implementação de políticas públicas voltadas ao setor. A diretoria eleita para a gestão 2019/2021 tem Roque Gilberto Kuhn como presidente, Daiana Evelin Jung como vice-presidente e Barbara Catarina Thomas Scherner Machado como secretária.

O conselho é um órgão de cooperação integrante do Sistema Municipal de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Nas próximas reuniões a entidade aprovará o seu regimento interno que norteará as ações a serem desenvolvidas. Para 2020, o conselho estará empenhado na busca e aplicação de recursos para viabilizar projetos de incentivo a atividades culturais.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, ressalta a importância da atuação do conselho na elaboração do Plano de Cultura para os próximos dez anos.

Já o presidente Roque Kuhn destaca as potencialidades de Santa Clara do Sul na área da cultura. Segundo ele, as ações no setor serão ampliadas a partir da implementação do conselho. “Vamos mostrar o brilho do nosso município, que já se diferencia pela organização, limpeza e trabalho da comunidade”, salienta.

Primeira reunião ocorreu nesta segunda-feira, dia 11, nas dependências do Centro Administrativo