Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada nesta terça-feira, dia 20, no Salão Paroquial. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o evento ocorre das 7h30min às 11h30min. Os participantes são adolescentes, conselheiras tutelares, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

O tema deste ano é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, que será abordado pela palestrante Carla Fernanda Dal-Molin. Ela também falará dos eixos da conferência, sendo que no fim da explanação serão formados cinco grupos para formulação de propostas que, depois de aprovadas, serão encaminhadas para a Conferência Estadual. Cada grupo deverá eleger um coordenador e um relator.

A conferência ocorre a cada três anos, sendo um momento importante para debater os anseios das crianças e adolescentes em relação às políticas públicas e assegurar que ações possam acontecer a partir do tema discutido no evento.

Eixos a serem trabalhados

Eixo 1 – Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social;

Eixo 2 – Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;

Eixo 3 – Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes;

Eixo 4 – Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes;

Eixo 5 – Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Última Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorreu no município em 2015

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS